• Mercado

    Friday, 03-May-2024 14:35:48 -03

    Folhainvest responde: Como alta do juro nos EUA afeta meus investimentos?

    ALEXANDRE CANALINI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    13/07/2015 02h00

    Jose Luis Magana/Associated Press
    Janet Yellen, chefe do Fed, o banco central americano
    Janet Yellen, chefe do Fed, o banco central americano

    Pergunta de L. S. R., de Pirassununga (SP).

    Caro leitor, os EUA reduziram a taxa de juros em 2008, quando a crise econômica atingiu o país. Para estimular sua economia, desde então a taxa está no piso histórico. A iniciativa tem se mostrado eficiente nos últimos anos. A atividade econômica deve crescer e o mercado de trabalho, um dos principais indicadores, pode se recuperar.

    Considerando esse cenário, tudo indica que até o final do ano a taxa de juros nos EUA poderá voltar a subir. Mas, ainda que isso ocorra, as altas seriam moderadas e abaixo do nível adequado no longo prazo.

    Se você investe seus recursos no Brasil deve ficar atento. Isso porque o investidor toma como referência a remuneração de juros americana, e com essa base estima a remuneração em outros mercados.

    Com a possível alta de juros nos EUA, os investidores pedirão maior prêmio para aplicar nos demais países. Os investimentos pós-fixados tendem a se beneficiar, mas os prefixados podem sofrer com as taxas mais elevadas. O dólar tende a se valorizar em relação às demais moedas do mundo.

    Mantenha a sua carteira defensiva. Procure investimentos que tenham liquidez, pois pode ser necessário mudar a estratégia nos próximos meses. O momento vai gerar oportunidades, mas também riscos.

    ALEXANDRE CANALINI, é professor da PUC-Rio e 'certified financial planner'

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024