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    Empresários repensam o estoque e apostam em produtos mais baratos

    REINALDO CHAVES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    19/07/2015 02h00

    Diante do desempenho fraco das vendas neste ano, empreendedores e especialistas alertam que cuidar bem do estoque pode salvar uma empresa.

    As vendas do varejo recuaram 0,9% em maio, na comparação com abril, segundo dados divulgados pelo IBGE. Em relação a maio do ano passado, as vendas do comércio caíram mais ainda: 4,5%.

    Diante desse cenário, a Hermitex, empresa de uniformes executivos em Campinas (SP), decidiu mudar sua estratégia de armazenagem.

    Rafael Gualda/Folhapress
    Lucas Kolokathis trocou uniformes prontos por tecidos no estoque da Hermitex, em Campinas (SP)
    Lucas Kolokathis trocou uniformes prontos por tecidos no estoque da Hermitex, em Campinas (SP)

    Segundo seu presidente, Lucas Kolokathis, 27, o estoque de peças prontas foi reduzido em 30% e o de matéria-prima aumentou para suportar até quatro meses de produção.

    "Com a matéria-prima, é possível vender direto ou até fazer outros produtos", diz. "Infelizmente temos uma montanha russa nos pedidos, dois meses bons, três ruins. Por isso optei por estoque que serve para vários cenários."

    DINHEIRO PARADO

    O consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer diz que mudar o estoque é uma boa primeira opção para encarar tempos mais difíceis, já que permite mobilidade maior.

    "O pequeno empresário não tem como mudar custos fixos, como a energia elétrica. Também tem o peso da mão de obra, mas numa estrutura já enxuta é difícil cortar. Então, a opção mais rápida é reduzir o estoque."

    Para o médio prazo, Carrer recomenda que os empresários façam mais compras, porém em quantidades menores, para garantir que nada fique encalhado.

    "Mas aí é fundamental saber quais produtos giram mais. É preciso se adequar ao atual perfil do seu consumidor", diz o consultor.

    Luciana Bonometti, 26, dona do ateliê de doces Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze, resolveu apostar em produtos mais em conta. Na Páscoa, por exemplo, trocou os ovos de porcelana dos anos anteriores por embalagens mais baratas, com tecido.

    "Os primeiros meses deste ano foram muito difíceis. Se tivesse apostado nos ovos de cerâmica, eles ficariam morando no estoque", afirma.

    Um dos maiores desafios no gerenciamento de um estoque é a projeção de vendas.

    O e-commerce de vinhos Evino usa dados de percepção do mercado, histórico de compras e faz ajustes de acordo com a sazonalidade.

    Zé Carlos Barretta/Folhapress
    Ari Gorenstein, do e-commerce de vinhos Evino, que usa histórico de compras para ajustar o estoque
    Ari Gorenstein, do e-commerce de vinhos Evino, que usa histórico de compras para ajustar o estoque

    "Fazer estes cálculos diminui a necessidade de usar outlets ou saldões para vender mercadorias paradas", comenta Ari Gorenstein, 35, um dos fundadores.

    Silvio Laban, coordenador dos programas de MBA do Insper, alerta que, tão importante quanto ter as contas na mão, é saber reagir rápido a momentos de vendas fracas.

    "As fórmulas funcionam bem em situações estáveis. Mas a crise trouxe uma mudança abrupta na economia. O mais indicado é ter um processo rígido de controle de estoque para tomar ações corretivas o quanto antes", diz.

    DESCONTO

    Os fornecedores têm apostado em descontos para conquistar os empresários em tempos de vendas fracas. Mas comprar em lotes maiores para aproveitar um preço promocional pode acabar se transformando em uma armadilha.

    A professora e coordenadora do centro de logística da FGV (Faculdade Getulio Vargas) Priscila Miguel explica que, muitas vezes, as empresas esquecem de incluir na conta do produto outros custos envolvidos em um estoque, como o funcionário para manutenção, transporte e eventuais perdas.

    "É preciso analisar quanto irá gastar para manter estes produtos para saber se o desconto realmente vale a pena", diz.

    Já para os empreendedores que importam, a conta deve incluir o custo com despachante aduaneiro e o funcionamento dos portos, já que uma carga pode levar meses para ser liberada.

    Veja como controlar melhor seu estoque e evitar mercadorias encalhadas:

    MENOS É MAIS
    Compre mais vezes, mas quantias menores para não ficar com estoque demais

    ITENS BÁSICOS
    Na crise, os produtos básicos têm mais procura; priorize o estoque para este tipo de mercadoria

    CONHEÇA OS NÚMEROS
    Se você registra todas as suas vendas pode calcular o consumo médio de cada item, o estoque mínimo necessário deles e priorizar novas compras

    FAÇA PREVISÕES
    É importante conhecer os números de tendência de venda do seu setor (disponibilizados por associações comerciais ou institutos de pesquisas) para calcular as vendas futuras com maior precisão

    NÃO SE EMPOLGUE
    O estoque traz custos de manutenção, muitas vezes maiores do que os descontos oferecidos por fornecedores que querem fazer vendas maiores; faça as contas para não acabar perdendo dinheiro

    DIVERSIFIQUE
    O momento ruim das vendas pode ser benéfico para negociar preços com novos fornecedores

    REAJA RÁPIDO
    Quando se trata de estoque, tempo é dinheiro. Se a perda for inevitável, aja o mais rápido possível para minimizar o prejuízo

    LIQUIDA TUDO
    Se o estoque encalhar, calcule o desconto máximo para não ter prejuízo e encontre um canal apropriado de vendas, seja internet, saldões coletivos ou até negociar com concorrente

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