• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:54:17 -03

    Auxílio-desemprego nos EUA cai ao nível mais baixo em quatro décadas

    DA REUTERS

    23/07/2015 12h37

    O número de novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu na semana passada ao menor nível em mais de 41 anos e meio, sugerindo que o mercado de trabalho manteve um ritmo sólido de crescimento em julho.

    O cenário forte de empregos somado ao fortalecimento do mercado imobiliário deixa o Federal Reserve mais próximo de elevar a taxa de juros este ano.

    Jonathan Alcorn/Reuters
    Pessoal a procura de trabalho fazem fila para evento que reúne empresas com vagas em Los Angeles
    Pessoas à procura de trabalho fazem fila para evento que reúne empresas com vagas em Los Angeles

    Os pedidos iniciais por auxílio-desemprego caíram em 26 mil, para 255 mil segundo números ajustados sazonalmente, na semana encerrada em 18 de julho, informou o Departamento do Trabalho dos EUA nesta quinta-feira, atingindo o menor nível desde novembro de 1973. Os pedidos da semana anterior não foram revisados.

    Entretanto, a queda da última semana provavelmente exagera a força do mercado de trabalho já que os pedidos são voláteis durante o verão, quando as montadoras normalmente fecham as fábricas para reequipagem anual.

    Algumas empresas mantêm suas linhas de produção operantes, o que afeta o modelo que o governo usa para harmonizar os dados para variações sazonais. Um analista do Departamento do Trabalho disse não houve fatores especiais que influenciaram os dados.

    A média móvel de quatro semanas de pedidos, considerada uma medida melhor das tendências do mercado de trabalho já que elimina a volatilidade semana, caiu em 4 mil, para 278,5 mil na semana passada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024