• Mercado

    Saturday, 04-May-2024 04:56:15 -03

    Chrysler faz recall para impedir que hacker pare carro

    DA REUTERS

    25/07/2015 02h00

    Eduardo Munoz/Reuters
    Fiat Chrysler Jeep Grand Cherokee, alvo de recall nos EUA
    Fiat Chrysler Jeep Grand Cherokee, alvo de recall nos EUA

    A Fiat Chrysler anunciou um recall de 1,4 milhão de veículos nos EUA a fim de instalar um software para impedir que hackers ganhem controle a distância sobre o motor, a direção e outros sistemas.

    O anúncio foi feito logo depois de pesquisadores sobre segurança na computação usarem a internet para desligar o motor de um Jeep Cherokee que estava em movimento, o que aumenta a preocupação sobre a segurança de veículos conectados à rede.

    Os pesquisadores usaram o sistema telemático da Fiat Chrysler para ganhar acesso a um Cherokee que estava em movimento em uma estrada e para enviar comandos ao motor, direção e freios.

    A convocação não atinge carros da Chrysler no Brasil, pois eles não têm conexão à internet, segundo a empresa.

    A Administração Nacional da Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) norte-americana anunciou que investigaria se a solução da Fiat Chrysler, a atualização do software, era suficiente para proteger os consumidores contra a ação dos hackers.

    A montadora informou em seu anúncio de recall que não estava ciente de lesões relacionadas ao acesso de hackers ao sistema de computadores de um carro.

    Um porta-voz da NHTSA disse que esse era o primeiro recall de veículos provocado por preocupações quanto à segurança cibernética.

    HACKERS 'DO BEM'

    As montadoras vinham minimizando a ameaça de que hackers tomassem o controle de veículos por meio de conexões sem fio. Ainda que hackers já tivessem demonstrado anteriormente sua capacidade de interferir com sistemas de bordo usando uma conexão física com o sistema de diagnóstico do carro, os hackers "do bem" envolvidos na experiência foram capazes de assumir o controle do Jeep Cherokee a distância.

    A NHTSA e membros do Congresso expressaram preocupação sobre a segurança dos sistemas de controle de veículos conectados à web.

    Legisladores do Partido Democrata apresentaram na terça (21) no Congresso americano projeto de lei que instruiria a NHTSA a desenvolver padrões para isolar software crítico e detectar hacking assim que este ocorra.

    Os veículos que serão recolhidos incluem alguns dos produtos de maior sucesso de vendas da Fiat Chrysler, entre os quais o Jeep Grand Cherokee e os utilitários esportivos Cherokee modelos 2014 e 2015, e o cupê esportivo Dodge Challenger 2015.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024