• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 15:42:01 -03

    Centrais sindicais realizam protesto em São Paulo contra alta nos juros

    DA AGÊNCIA BRASIL

    28/07/2015 13h11

    As centrais sindicais fazem uma manifestação na avenida Paulista, em frente à sede do Banco Central nesta terça-feira (28).

    O protesto tem como objetivo sensibilizar o Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne na quarta-feira (28), em Brasília, para definir a nova taxa básica de juros, a Selic. Os manifestantes começaram a se concentrar às 10h30 e não bloqueiam a via.

    Participam do ato a Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e a União Geral dos Trabalhadores.

    De acordo com o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, ainda não há estimativa de quantas pessoas participam do protesto, mas a expectativa é que 1,5 mil pessoas cheguem ao local.

    "A crise atual tem muitos motivos, e um deles são os juros altos que acabam encarecendo os investimentos na produção, e aumentando também a demissão", declarou Juruna.

    Vagner Gomes, secretário-geral da CTB, também defende que o governo baixe os juros. "O país está paralisando e, quanto mais se eleva os juros, mais os investidores vão para a ciranda financeira, em vez de investir na produção. Aí, as empresas começam a fechar, e é desemprego na certa", disse ele.

    As centrais sindicais planejam dar continuidade ao protesto na quarta-feira (29), em frente ao Banco Central, em Brasília.

    Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. Nesta quarta-feira (28), o Copom realiza reunião para discutir a taxa de juros no país, e o centro das apostas dos economistas ouvidos pela agência internacional Bloomberg é de alta de 0,50 ponto percentual, o que deixaria a Selic em 14,25% ao ano. Para 2016, a pesquisa Focus vê a Selic em 12% ao ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024