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    Aéreas TAM e LAN vão adotar Latam como marca única no próximo ano

    GIULIANA VALLONE
    DE SÃO PAULO

    06/08/2015 10h37

    Danilo Verpa/Folhapress
    erome Cadier, vice-presidente de marketing da Latam, Claudia Sender, presidente da TAM, Mauricio Amaro, presidente do conselho da Latam e Enrique Cueto, presidente da Latam, em coletiva de imprensa
    Jerome Cadier, vice-presidente de marketing da Latam, Claudia Sender, presidente da TAM, Mauricio Amaro, presidente do conselho da Latam e Enrique Coeto, presidente-executivo da Latam

    Três anos após a fusão de suas atividades, as companhias aéreas LAN e TAM anunciaram nesta quinta-feira (6) que adotarão uma marca única, a Latam. A mudança de nome e de identidade visual começará a ser visível a partir do primeiro semestre de 2016, em um processo que se estenderá por até três anos.

    O custo para a adoção da nova marca será de entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões, segundo Jerome Cadier, vice-presidente de marketing da companhia.

    A maior parte desses recursos — até 90% — será utilizada para a pintura das aeronaves com o novo símbolo azul e vermelho. O restante deve ser gasto em novos uniformes para os funcionários e mudanças nos aeroportos em que o grupo opera.

    De acordo com Cadier, os gastos não devem alterar, no entanto, os ganhos de sinergia previstos anteriormente pelo grupo.

    Em 2012, ao anunciarem a nova holding Latam Airlines, as companhias estimaram entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões — sem descontar impostos — os benefícios com a fusão. "Pode aumentar a sinergia. Não vai reduzir", disse, ressaltando os ganhos de eficiência com a unificação das operações.

    Os consumidores começarão a ver o novo logo ainda em 2015, em campanhas nas redes sociais e no novo site da companhia. Na prática, no entanto, as mudanças virão a partir do ano que vem.

    No primeiro semestre, já será possível fazer reservas de voos no site da nova marca, mas os sistemas das duas aéreas devem ser unificados apenas no fim de 2016. Isso significa que, embora os consumidores estejam vendo uma marca só, LAN e TAM estarão usando as ferramentas antigas de venda de bilhetes.

    Gradualmente, os serviços de atendimento também serão unificados. "Cada vez mais, os canais de atendimento vão ser únicos e, por isso, mais eficientes e mais rápidos. Hoje, não são, a gente ainda tem esse ruído, essa fricção", disse Cadier.

    Os programas de milhagens Lanpass, da LAN, e TAM Fidelidade e Multiplus, da TAM, permanecerão separados, afirmou o executivo. "Os programas continuam como estão. Este é um processo mais complicado, porque envolve outras empresas."

    REDES SOCIAIS

    Para chegar à nova identidade visual da marca, as companhias ouviram cerca de 3.000 clientes e 400 funcionários das aéreas em mais de dez países. "Não foi uma decisão fácil. Esperamos que a construção disso seja mais simples que a tomada da decisão", afirmou Cadier.

    Nas redes sociais, porém, a aprovação à Latam não foi unanimidade. Usuários fizeram piadas com as semelhanças da marca com a palavra "latão".

    Veja tuíte sobre a Latam

    Veja tuíte sobre a Latam

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    DEMANDA FRACA

    A decisão de criar uma marca única reflete o objetivo das companhias de posicionar a Latam como empresa global no mercado de aviação, em momento de problemas econômicos na América Latina — e consequente queda na demanda doméstica.

    No mês passado, a TAM, divisão brasileira da Latam, anunciou que reduzirá entre 8% e 10% suas operações no país até o fim do ano. A companhia aérea rival Gol afirmou que diminuirá as frequências em 1,6% na segunda metade do ano.

    "Nunca nada foi fácil para a América Latina", afirmou o presidente do Conselho da Latam, Mauricio Amaro. "No caso do Brasil, a maior crise política e econômica dos últimos 30 anos nos levou a ajustar expectativas e a adaptar nossos planos de crescimento."

    Amaro classificou a unificação das marcas como uma "necessidade estratégica e econômica."

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