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    Comércio no Dia dos Pais tem primeira queda desde 2005, diz Serasa

    DE SÃO PAULO

    10/08/2015 16h37

    Rubens Cardia/Folhapress
    Comércio na época do Dia dos Pais tem primeira queda desde 2005
    Comércio na época do Dia dos Pais tem primeira queda desde 2005

    As vendas do varejo na semana do Dia dos Pais tiveram a primeira queda anual desde que o indicador foi criado, em 2005, informou nesta segunda-feira (10) a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.

    Segundo a companhia, as vendas no período caíram 5,1% entre 3 e 9 de agosto sobre um ano antes. Considerando somente o fim de semana, de 7 a 9 de agosto deste ano, houve queda de 1,4% na comparação com o fim de semana equivalente do ano anterior (8 a 10 de agosto).

    "A crise econômica pela qual atravessa o país, marcada pela alta da inflação, dos juros no crediário, pelo aumento do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores, afetou negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais", disse a Serasa em comunicado.

    Na cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia dos Pais caíram 4,7% ante semana equivalente no ano passado. Já no fim de semana, a baixa foi de 3,9% na mesma base de comparação.

    Inforgráfico: Presentes e a inflação

    PERSPECTIVAS

    A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) estima que o faturamento total no varejo registrou baixa de 4,5% em relação a 2014 (descontada a inflação), ou aproximadamente R$ 1,8 bilhão a menos do que no ano passado.

    "Além do cenário desfavorável, o Dia dos Pais não tem o mesmo apelo do Dia das Mães. O filho pode até comprar um presente mais barato, mas não deixa de presentear a mãe. Já o pai, dependendo da situação, corre o risco de não receber nada", diz o assessor econômico da FecomercioSP Vitor França.

    O cenário ruim para o comércio deve continuar durante as próximas datas comemorativas. "A venda de brinquedos no Dia das Crianças também deve cair, e o Natal deve sofrer bastante, com o pior resultado desde 2003, pelo menos" afirma França.

    Neste ano, o Dia das Mães, a Páscoa e o Dia dos Namorados já haviam decepcionado, mostrando que nem as datas comemorativas mais importantes no calendário dos comerciantes estão conseguindo contribuir para a aceleração do consumo.

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