• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 09:11:43 -03

    Asus lança novos smartphones e busca tomar fatia de mercado da Motorola

    TÁSSIA KASTNER
    DE SÃO PAULO

    20/08/2015 21h45

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -20 /08/15 -10 :00h - Retrato CEO da Asus, Jerry Shen. Entrevistamos o CEO da Asus, Jerry Shen, que está no país para o lançamento do Zenfone 2. O smartphone da empresa quer concorrer com o iPhone 6 e o Samsung S6 ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***MERCADO
    Jerry Shen, presidente da Asus, que esteve no Brasil para o lançamento do Zenfone 2

    Disposta a ficar entre as cinco maiores marcas de smartphones no Brasil no próximo ano, a companhia taiwanesa Asus lançou nesta quinta-feira (20) no país seus novos aparelhos, da família Zenfone 2. Os preços oscilam entre R$ 899 e R$ 1.999.

    Hoje, a empresa ocupa a sétima posição do ranking, atrás de Samsung, Apple, Motorola, LG, Sony e Nokia. Não é possível saber a ordem delas nas vendas —a IDC não informa a participação de mercado das marcas de smartphones no país, por acordo com as empresas—, mas a consultoria estima que as seis primeiras empresas desse ranking respondam por 95% das vendas brasileiras.

    A Asus vende smartphones no país há dez meses e emplacou 800 mil aparelhos nas mãos dos consumidores desde então.

    Para roubar uma fatia maior desse mercado, especialmente da Motorola, que com o Moto G conquistou o posto de fabricante do aparelho mais vendido, a aposta, segundo o presidente-executivo da Asus, Jerry Shen, é oferecer experiência próxima dos celulares topo de linha.

    "O preço da Motorola é muito bom, o produto também é bom, mas eu tenho que garantir que o meu produto é excelente", afirmou Shen.

    O carro-chefe dos lançamentos, o aparelho Zenfone 2, tem processador Intel, 4 GB de memória RAM. Será vendido por R$ 1.299.

    Os aparelhos da Asus serão montados pela Foxconn no país, mas os componentes serão importados.

    Mesmo com a produção local, a empresa afirma que precisa montar uma operação de guerra para garantir preços mais baixos em período de dólar próximo dos R$ 3,50. Planejamento logístico é importante, mas subsídios na compra de componentes na China complementam a engenharia financeira.

    -

    • ASUS (GLOBAL)/2014

    Faturamento: cerca de R$ 46 bi

    Ebitda: aproximadamente R$ 2 bi

    Principais concorrentes: Samsung, Apple, Motorola, LG, Sony e Nokia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024