• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 03:42:04 -03

    Folhainvest responde: posso sacar VGBL e aplicar no Tesouro sem pagar IR?

    24/08/2015 02h00

    Pergunta enviada pelo leitor D.A.J., de São Paulo (SP)

    RESPOSTA DE MAURO CALIL, CONSULTOR FINANCEIRO DO BANCO OURINVEST

    Caro leitor, por sorte você caiu na alíquota de 10% do Imposto de Renda no VGBL -de acordo com a tabela regressiva. É a menor para esse tipo de produto e recai somente sobre os rendimentos. Se fosse um PGBL, pagaria o IR sobre tudo o que foi aplicado também.

    Infelizmente, não é possível migrar de aplicação sem pagar o IR. Como foi convencido por seu gerente a aplicar nesse produto, aconselho você a entrar em contato com a ouvidoria do banco. O telefone você encontra no site. Registre uma queixa sobre a orientação recebida. Em seguida, peça o resgate, que será feito recolhendo o IR de 10%. Fique com o lucro e mude de aplicação financeira.

    Busque algo mais rentável, com ou sem IR. No momento, para ganhar da inflação e ter lucro, procure, na ordem: fundos de renda fixa, Tesouro Direto (Selic), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), CDB e Letras de Câmbio.

    Um exemplo: para R$ 10 mil e prazos de aplicação superiores a 361 dias, você pode conseguir facilmente a rentabilidade de 1,10% ao mês, o que supera a inflação. Última recomendação: mude de banco. Assim você não correrá o risco de ter outra orientação com o mesmo gerente. A escolha e decisão final sempre são uma prerrogativa do cliente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024