• Mercado

    Wednesday, 01-May-2024 21:13:10 -03

    Câmara aprova projeto que permite usar seguro para gasto com saúde

    DE SÃO PAULO

    27/08/2015 18h34

    Danilo Verpa/Folhapress
    VGBL-Saúde permitirá usar recursos para gasto com saúde
    VGBL-Saúde permitirá usar recursos para gasto com saúde

    A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (27) projeto que cria o VGBL-Saúde, seguro com cobertura de sobrevivência —ou seja, que é pago em vida— que permite ao trabalhador usar os recursos acumulados e usar em despesas com saúde.

    O projeto, de autoria do deputado Lucas Vergílio (SD-GO), concede isenção de Imposto de Renda para o trabalhador ou aposentado que utilizar os recursos para pagar um plano de saúde.

    O segurado nem chega a resgatar o dinheiro, explica Osvaldo Nascimento, presidente da FenaPrevi (Federação das Empresas de Previdência Privada). "O dinheiro não pode transitar pela conta do cliente, mas deve passar da seguradora direto para a operadora de plano de saúde", diz.

    Assim que decidir usar o dinheiro, o cliente deve informar à seguradora, que paga diretamente à operadora do seguro de saúde –fiscalizada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

    Se resolver resgatar o dinheiro, estará sujeito à tabela regressiva —com alíquotas que começam em 35% e vão caindo gradativamente a cada dois anos até alcançar o patamar mínimo de 10%.

    O VGBL-Saúde terá opções de planos empresariais —com contribuições da companhia do trabalhador com carteira assinada— e individuais.

    Caso esteja insatisfeito com o VGBL-Saúde escolhido, o segurado pode trocar de seguradora ou operadora de previdência. Mas a nova empresa escolhida deve seguir as mesmas regras, com previsão de repasse direto dos recursos resgatados para o pagamento de plano de saúde. Não será permitido fazer a portabilidade de um VGBL regular para o VGBL-Saúde.

    O projeto agora será encaminhado para o Senado. Caso sofra alteração, volta para a Câmara.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024