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    Obras de rodovias concedidas em 2007 chegam ao final 2 anos após o prazo

    DIMMI AMORA
    DE BRASÍLIA

    31/08/2015 23h20

    Luis Moura/WPP/Folhapress
    Trânsito intenso na rodovia Fernão Dias (BR-381), na altura do km 50, sentido MG, na região de Atibaia (SP), nesta sexta-feira
    Rodovia Fernão Dias (BR-381), cujo programa de obras foi encerrado no 1° semestre

    As concessões de 2.600 quilômetros de estradas federais realizada em 2007 estão, finalmente, começando a terminar as obras previstas.

    Pelo cronograma, todas as intervenções —que somavam cerca de R$ 4,6 bilhões— teriam que estar concluídas em 2013, mas praticamente tudo atrasou.

    Das obras principais de duplicação e ampliação, apenas 12% havia sido concluído. Considerando todos os investimentos, o que incluía até a praça de pedágio, o valor passava pouco de 30%.

    Editoria de Arte/Folhapress
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    Após o governo abrir em 2013 um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com as rodovias, os prazos de obras foram ampliados, mas as companhias foram obrigadas a entregar a intervenção dentro de um calendário prestabelecido para não ter o pedágio reduzido, entre outras penalidades.

    Segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), das 577 obras atrasadas em 2013, 376 estão concluídas, o que corresponde a duas de cada três. Do restante, 97 estão em andamento e 104 ainda vão iniciar.

    A primeira rodovia a encerrar seu programa de obras, este ano, foi Fernão Dias, que liga São Paulo (SP) a Belo Horizonte (MG).

    O contorno de cerca de cinco quilômetros em Betim (MG) finalizou o projeto de investimento da concessão.

    Outras cinco estradas que tiveram os cronogramas estendidos começaram a entregar neste ano projetos de mais relevância, como a concessionária da BR-101 (RJ), que concluiu a ampliação de pistas no acesso à ponte Rio Niterói.

    Mas as obras mais complexas, que dependem de licenciamento ambiental ou desapropriações complicadas ou serão feitas em áreas de maior dificuldade, ainda vão demorar. Entre elas estão a conclusão da serra do Cafezal, na rodovia Régis Bittencourt (SP), e o contorno de Florianópolis (SC) na BR-101.

    A previsão atual é que todo o programa —que previa cerca de 1.200 quilômetros de novas obras— só fique pronto em 2018, uma década depois de iniciado.

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    • Principais intervenções

    BR-381/SP-MG (Fernão Dias)
    O programa de obras foi encerrado no primeiro semestre com a conclusão da principal obra, o contorno de Betim (MG)

    BR-116/SP-PR (Régis Bittencourt)
    Obras de pequeno porte foram concluídas. A duplicação da serra do Cafezal, prevista para 2016, atrasou e a previsão ficou para 2018

    BR-101/RJ
    As obras para duplicar os acessos à ponte Rio-Niterói ficaram prontas neste mês. A duplicação de 176 km de vias só deve estar concluída em 2017

    BR-153/SP
    10 km de duplicação entre os km 338/345 e 256/258 foram feitos. Falta a conclusão de 20 km entre os km 51 e 99

    BR-116/PR-SC
    De 19 intervenções de pequeno e médio porte, 17 estão concluídas, faltando um trevo e uma faixa exclusiva

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