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    Volvo aposta em 'caminhão do futuro' para reverter queda nas vendas

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    DE CURITIBA

    02/09/2015 17h00

    Rubens Cavallari/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL. 27-10-2013. 16h16min58s. FENATRAN 2013, 19º Salão Internacional do Transporte no Pavilhão do Anhembi. Volvo FH16 750EX4T (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, CADERNO MAQUINA, ****EXCLUSIVO****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:_1DX0282.JPG* ORG XMIT: _1DX0282.JPG
    Caminhão da marca sueca Volvo

    Terceira maior revendedora de caminhões no país, a Volvo aposta na tecnologia para frear a queda nas vendas, num mercado que encolheu 43%, em 2015, em comparação com o ano passado.

    "É algo que pode fazer uma grande diferença para o cliente, em termos de economia e de eficiência", diz o diretor mundial de serviços conectados da Volvo Caminhões, o sueco Michael Gudmunds.

    O executivo esteve no Brasil na semana passada para um seminário sobre conectividade. Destacou o uso da tecnologia já existente nos caminhões e visitou clientes para falar sobre suas vantagens.

    "As pessoas podem ficar relutantes a algo novo em tempos de crise, mas essa também é uma grande oportunidade para começar a ser mais eficiente", afirmou, em entrevista à Folha.

    Com fábrica no Paraná, a Volvo viu suas vendas caírem 55% neste ano em relação ao ano passado. Três meses atrás, fechou o segundo turno, pouco depois de encerrar o terceiro, que havia sido implantado em 2011.

    Executivos admitem que estão em "compasso de espera", mas veem na tecnologia um trunfo: se os clientes não pretendem expandir a frota por um tempo, podem renová-la, aproveitando os benefícios dos novos caminhões.

    Hoje, os veículos da Volvo saem de fábrica com um sistema que memoriza informações sobre a topografia da estrada, para gerenciar as trocas de marcha de forma eficiente. A tecnologia promete uma economia de até 3% no combustível.

    Um outro equipamento gera relatórios sobre a performance de cada motorista, incluindo dados sobre consumo de diesel, e permite checar sua localização.

    O veículo também pode ser conectado a aplicativos de celulares, que fornecem informações sobre os insumos em tempo real.

    FUTURO

    Há outras tecnologias "no forno": na Europa, os caminhões já trocam informações entre si. Se um motorista faz uma rota pela primeira vez, por exemplo, pode se alimentar dos dados de outro caminhão a fim de planejar o melhor itinerário. Na estrada, também pode saber de bloqueios ou acidentes adiante.

    A pretensão, porém, é ainda maior: Gudmunds diz que o caminhão vai se conectar a armazéns, portos, ferrovias e fábricas, criando uma rede de informações logísticas.

    A previsão, segundo ele, é que isso se torne realidade no Brasil a partir de 2020.

    Mesmo com a crise?, pergunta a repórter. "O Brasil tem uma boa estrutura de negócios, grandes consumidores, grandes indústrias. E essas tecnologias são implantadas em escala global", diz.

    Para ele, até 2030 diversos modais estarão conectados e compartilhando informação num ambiente colaborativo –o que pode ajudar tanto as empresas quanto o setor público a identificarem lacunas logísticas e melhorarem sua produtividade.

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    • TECNOLOGIA CONTRA A CRISE

    Caminhões têm sistemas de topografia e geolocalização que podem gerar economia

    Leitura da topografia
    O caminhão lê e memoriza informações sobre a topografia da estrada, para gerenciar as trocas de marcha de forma eficiente e poupar combustível

    Computador de bordo
    O caminhão é conectado a aplicativos de celular que fornecem informações em tempo real sobre nível de combustível, óleo e outros insumos, facilitando manutenção e segurança

    Controle da frota
    Sistema gera relatórios sobre a performance de cada motorista ou viagem, incluindo dados sobre consumo de diesel. Também permite acompanhar a localização dos caminhões em tempo real

    3%
    é a economia de combustível prometida

    Fonte: Volvo Caminhões

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