• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 01:50:45 -03

    PE pede retratação da Embratur por defender Natal em disputa por hub

    PATRÍCIA BRITTO
    DO RECIFE

    03/09/2015 19h38

    Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress
     Inauguração do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a 30 km de Natal, RN, neste sábado (31)
    Aeroporto de Natal está na disputa por hub da Latam

    A disputa entre três capitais do Nordeste para receber o novo centro de conexões de voos (hub) da Latam ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (3).

    O secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, quer que o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, faça uma retratação pública por ter defendido que Natal seja escolhida para sediar o hub. Recife e Fortaleza também estão na disputa.

    Em ofício enviado à Embratur, o secretário afirma sua "insatisfação" com o comentário que Lummertz teria feito durante um evento sobre turismo de negócios em Natal nesta semana, no qual teria defendido a capital potiguar na disputa.

    "Foi com muita surpresa que soubemos, por meio da imprensa, que o presidente da Embratur, instituição que cabe promover e apoiar a comercialização dos destinos e produtos turísticos de todos os Estados brasileiros, de forma igualitária, fez tal pronunciamento", diz o ofício assinado pelo secretário.

    Segundo Carreras, o presidente da Embratur teria dito ainda que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que é natural do Rio Grande do Norte, também estaria na torcida.

    Em entrevista concedida a um jornal da televisão local quando estava na cidade, Lummertz citou o hub ao responder uma pergunta sobre os critérios usados por organizadores para escolher as cidades para realizar eventos internacionais.

    "A hipótese futura do hub aqui no Nordeste vai ajudar muito, quer seja aqui em Natal, e nós estamos aqui torcendo para que seja, óbvio, o hub da Latam. Isso vai trazer uma enorme diferença porque todo o fluxo da América Latina para a Europa e para os Estados Unidos vai começar a se concentrar nessa região, a grande esperança. Recife, você sabe, e Fortaleza estão disputando, então vai ser um ganho para o Nordeste qualquer que seja a cidade, mas em especial para Natal, se for em Natal, porque já tem um grande aeroporto", disse ele.

    Procurada, a assessoria da Embratur afirmou que o presidente estava em voo e não respondeu até a publicação desta reportagem.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024