• Mercado

    Monday, 06-May-2024 23:05:18 -03

    Folha estreia nesta terça blog sobre economia do século 21

    DE SÃO PAULO

    08/09/2015 02h00

    Danilo Verpa/Folhapress
    SAO PAULO - SP - 19.12.2013 - Retrato do economista Bernardo Guimarães da FGV. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, MERCADO)
    O economista Bernardo Guimarães, da FGV

    A Folha estreia nesta terça-feira (8) o blog "A Economia no Século 21", do professor e pesquisador da EESP-FGV Bernardo Guimarães.

    O blog pretende explicar a lógica econômica por trás dos acontecimentos correntes e trazer dados e histórias relevantes ao debate.

    "O objetivo é enriquecer as discussões sobre a economia", diz Guimarães.

    O blog também pretende tratar de questões econômicas que aparecem pouco nas notícias. "É natural que assuntos como o ajuste fiscal e a inflação recebam a maior parte da atenção, mas economia é muito mais que isso."

    O mercado financeiro não é o foco do blog, mas o primeiro post mostra um recorde negativo da Bolsa de Valores que foi pouco notado: em termos reais, o Índice Bovespa bateu em agosto seu menor nível em dez anos.

    INSTITUIÇÕES

    Graduado em engenharia na USP, com mestrado em economia na USP e doutorado em Yale, Guimarães é citado como um dos mais promissores economistas da nova geração.

    Em 2003, escreveu um artigo com o economista americano Nouriel Roubini sobre países que recebem ajuda do FMI. Depois de lecionar por seis anos na London Business School, decidiu voltar ao Brasil. Não tem pretensão de trabalhar no governo. "Eu sinto que ajudo mais o país ensinando as pessoas", afirmou à Folha em entrevista no começo deste ano.

    Economista de linha ortodoxa, diz que o termo não faz jus a pesquisadores como ele. "Ninguém quer reproduzir o passado, a ortodoxia. Queremos superá-la."

    Dedica-se atualmente a pesquisar a relevância das instituições no desenvolvimento e a relação entre as expectativas e o desempenho econômico.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024