• Mercado

    Thursday, 31-Oct-2024 20:25:52 -03

    BC da China aumenta flexibilidade para regras de compulsório

    DA REUTERS

    11/09/2015 08h40

    Eugene Hoshiko/Associated Press
    Investidor acompanha os índices durante o pregão da Bolsa de Valores de Xangai (China). *** ORG XMIT: XEH104 An investor looks at the stock price monitor at a private securities company Tuesday, Aug. 9, 2011 in Shanghai, China. Asian stocks markets are stabilizing after a day of dramatic plunges Tuesday as futures point to a measure of calm returning to Wall Street following the Dow's sixth worst decline in the last 112 years. (AP Photo/Eugene Hoshiko)
    Investidor acompanha pregão da Bolsa de Valores de Xangai; China revisa regras econômicas

    O banco central da China está revisando suas regras para o depósito compulsório para torná-las mais flexíveis para que os bancos gerenciem melhor a liquidez na segunda maior economia do mundo.

    Os bancos podem agora reportar uma taxa de depósito compulsório diária que seja até 1 ponto percentual abaixo do nível exigido desde que sua média diária não caia abaixo da taxa determinada pelo banco central. A nova regra entre em vigor em 15 de setembro.

    O depósito compulsório, que mede o volume de depósitos que os bancos travam como reservas no banco central, é atualmente regulado em uma base diária.

    AÇÕES ASIÁTICAS CAEM

    As ações asiáticas recuaram nesta sexta-feira (11) em meio às incerteza sobre se o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, irá elevar a taxa de juros do país na próxima semana.

    Os mercados chegaram a operar com alta na sequência dos ganhos de Wall Street, mas os ganhos foram revertidos.

    Às 7h58 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,26%.

    As ações chinesas também tiveram seus ganhos de mais cedo devolvidos, com o índice CSI300 fechando com baixa de 0,31% e o índice de Xangai com alta de 0,08%.

    Os investidores estão esperando os dados chineses de produção industrial, vendas do varejo e de investimento, que serão divulgados no domingo, para saber se a segunda maior economia do mundo continua a perder força, o que pode ajudar a definir o tom das operações da próxima semana.

    "Nós podemos ainda ver volatilidade nas operações da próxima semana com especulações sobre o aumento de juros do Fed", disse o analista técnico sênior na Mizuho Securities, Yutaka Miura, que espera que os investidores continuem a desfazer suas posições.

    Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,19%, a 18.264 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,27%, a 21.504 pontos. Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,08%, a 3.200 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzen, retrocedeu 0,31%, a 3.347 pontos.

    Em Seul, o índice Kospi teve desvalorização de 1,06%, a 1.941 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,45%, a 8.305 pontos. Em Cingapura, o índice Straits Times desvalorizou-se 1,37%, a 2.888 pontos. Em Sydney o índice S&P/ASX 200 recuou 0,47%, a 5.071 pontos.¨

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024