• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 20:41:02 -03

    Fabricantes 'amigas do ambiente' prejudicam natureza, diz Greenpeace

    DO "FINANCIAL TIMES"

    13/09/2015 02h00

    24.nov.2014/Associated Press
    Alpinista usa roupa de marca criticada por Greenpeace
    Alpinista usa roupa de marca criticada por Greenpeace

    O grupo ecológico internacional Greenpeace está contestando as credenciais ambientais de fabricantes de roupas para uso outdoor (para esportes de neve, por exemplo) como North Face, Columbia e Patagonia, acusando-os de não eliminar os produtos químicos tóxicos usados em seus produtos.

    O ataque pelo Greenpeace surgiu depois que cientistas identificaram traços de produtos químicos perfluorados (PCF) nas águas de lagos de montanha em todo o mundo.

    O Greenpeace afirmou que seu estudo demonstra como demora para que o ambiente dissolva esses produtos químicos, que fabricantes de roupa empregam rotineiramente em seus produtos à prova de água.

    "É irônico pensar que as companhias que dependem da natureza para os seus negócios deliberadamente liberem produtos químicos perigosos como esses no ambiente", afirmou Mirjam Kopp, do Greenpeace.

    O Greenpeace disse que Puma e Adidas já adotaram "ambiciosas metas de eliminação" de PCF e que algumas empresas oferecem coleções inteiras de equipamentos à prova d'água sem o produto.

    Muitas dessas empresas agora criticadas se esforçam para parecer amigas do ambiente e, na publicidade e em canais de mídia social, usam imagens deslumbrantes de paisagens intocadas e muitas vezes incluem apelos à conservação e à ação ecológica.

    A Patagonia anunciou ter substituído produtos PFC "de cadeia longa" por PFC "de cadeia curta", cujos subprodutos "se dissolvem mais rápido no ambiente" os químicos que contêm. A Columbia Sportswear disse que não havia lido o relatório e que por isso não comentaria.

    A North Face afirmou que seu "compromisso por uma química mais limpa" era uma "jornada".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024