• Mercado

    Friday, 03-May-2024 20:10:30 -03

    o brasil que dá certo - mobilidade

    Itaú e Serttel expandem empréstimo de bicicletas na América Latina

    RAFAEL BALAGO
    DE SÃO PAULO

    24/09/2015 02h00

    Quem utiliza bicicletas compartilhadas no Chile ou na Argentina tem grande chance de usar um serviço brasileiro. Parceiros desde 2011, Itaú e Serttel estão levando sistemas de bicicletas para outros países da América Latina, mas em operações separadas.

    No Chile, a filial local do banco criou o Bíci Santiago em 2013, que terá 205 estações até outubro. "O projeto vai até 2025 e inclui outras cidades do país. Neste ano, manteremos o fico em Santiago", conta Jaime Uribe, gerente de marketing do Itaú no Chile.

    MOBILIDADE
    Investimento renova cidades e traz melhoria

    Fornecidas por uma empresa americana, os veículos usados no Chile possuem chip rastreador, freio a disco e lanterna de LED, tecnologias que ainda não chegaram às bikes públicas brasileiras.

    Em Buenos Aires, o banco empresta bicicletas em um ponto no bairro Recoleta, num serviço voltado a turistas, desde 2013. "Por ano, 5.000 pessoas usam o serviço, sendo 30% brasileiros", diz Sebastian Lutz, gerente de comunicação do Itaú Argentina.

    Na mesma cidade, o sistema Eco Bici é operado pela Serttel desde o começo do ano. A empresa também opera o serviço em Rosário e planeja disputar licitações em países como Uruguai, Colômbia e Peru.

    Para enfrentar concorrentes americanos e europeus, a empresa com sede em Recife aposta na adaptação à realidade da América Latina, que permite oferecer custos menores.

    "Nossa bicicleta é mais leve pois é feita de alumínio, que não enferruja, em vez de ferro, como é usado na Europa", conta Ângelo Leite, presidente da Serttel.

    Outras especifidades locais são estações que podem ser instaladas com menos furos no asfalto, travas de segurança reforçadas e um sistema próprio, que permite a liberação da bike via aplicativo, ligação telefônica, sms ou cartão.

    Para dar conta da demanda, a Serttel criou uma fábrica própria de bicicletas em São Paulo.

    "Queremos ter mais tecnologias, mas de modo que caibam nos orçamentos locais", diz Ângelo.

    Sistemas pelo mundo

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024