• Mercado

    Tuesday, 16-Apr-2024 11:11:21 -03

    Petrobras anuncia aumento do preço do gás de cozinha

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    24/09/2015 17h03

    Diego Herculano/Fotoarena/Folhapress
    Preço do gás liquefeito de petróleo terá reajuste de 12%
    Preço do gás liquefeito de petróleo terá reajuste de 12%

    Menos de um mês após aumentar em 15% o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) em botijões de 13 quilos, a Petrobras comunicou ao mercado reajuste no preço do produto vendido em botijões maiores ou a granel.

    Segundo o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o aumento será de 12% e começa a vigorar nesta sexta-feira (25).

    Enquanto o gás em botijões de 13 quilos, reajustado no início do mês, impacta o consumidor residencial, o aumento anunciado nesta quinta-feira (24) terá efeitos sobre comércio, indústria e grandes condomínios.

    O último reajuste no GLP em botijões maiores ou a granel havia sido realizado em dezembro do ano passado.

    A diferença de preços entre os diversos usos do GLP foi estabelecida em 2003, quando o governo decidiu congelar o valor de venda do produto envasado em botijões de 13 quilos.

    A Petrobras ficou 12 anos sem promover reajustes nesta parcela –o preço ao consumidor, porém, subiu acompanhando aumentos de custos de distribuidores e revendedores.

    Já o preço do GLP vendido em vasilhames maiores ou a granel acompanhou mais de perto as variações do preço do petróleo.

    Segundo especialistas, o aumento anunciado nesta quinta (24) já reflete a alta do dólar nas últimas semanas, já que a Petrobras precisa importar o combustível para abastecer parte do mercado interno.

    A disparada do câmbio tem efeito imediato sobre as importações de combustíveis, apesar dos baixos preços do petróleo no mercado internacional.

    De acordo com cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a defasagem do preço da gasolina praticamente dobrou esta semana, quando o dólar passou dos R$ 4.

    O mercado, porém, espera reajustes nos preços da gasolina e do diesel apenas no ano que vem.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024