• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 04:59:29 -03

    Ibama vai investigar Volkswagen no Brasil por escândalo de poluição

    DA REUTERS
    DE SÃO PAULO

    25/09/2015 10h38

    Michael Sohn/AP
    The company's logo is pictured on the hood of a Volkswagen Beetle a wrecking yard in Berlin, Germany, Wednesday, Sept. 23, 2015. The revelation that Volkswagen rigged diesel-powered cars to emit lower emissions during EPA tests is particularly stunning since Volkswagen has long projected a quirky brand image with an emphasis on being environmentally friendly _ an image that now appears in tatters. (AP Photo/Michael Sohn) ORG XMIT: NYBZ151
    Logo da Volkswagen em um fusca de ferro-velho em Berlim, Alemanha

    O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) decidiu abrir investigação contra a montadora de veículos alemã Volkswagen após o estouro do escândalo de fraude em testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos.

    Após a fraude ter sido apontada pelo governo americano na sexta-feira passada, a empresa admitiu na terça que equipou 11 milhões de carros pelo globo com um software capaz de fraudar testes de emissões de poluentes. Coreia do Sul, Alemanha e França já haviam dito que também investigarão os carros da companhia.

    O órgão ambiental brasileiro afirmou em nota publicada no final da quinta-feira (24) que as acusações de que a Volkswagen fraudou testes de emissões de poluentes de carros a diesel são um "caso gravíssimo" e poderá impor multa de até R$ 50 milhões contra a montadora e convocar um recall para corrigir o problema.

    "O Ibama iniciou investigação para verificar se a fraude apontada nos EUA estaria sendo cometida no Brasil. A Volkswagen será notificada nesta sexta-feira a prestar esclarecimentos", diz o órgão ambiental, sem dar mais detalhes.

    Por meio da sua assessoria de imprensa, a montadora disse que ainda não recebeu a notificação do Ibama.

    Segundo o governo dos Estados Unidos, a empresa pode, enfrentar multas de até US$ 18 bilhões no país.

    No Brasil, o único modelo com motorização semelhante à envolvida na fraude global é picape média Amarok, que é produzida na Argentina e tem motor 2.0 turbodiesel.

    Esse modelo não é comercializado no mercado norte-americano, e a empresa ainda não divulgou uma lista oficial de produtos que estejam envolvidos no problema em outros países. Desde 2010, foram vendidas 83.890 unidades da Amarok no Brasil.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024