• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 04:28:49 -03

    Carros sem motorista poderão circular por Tóquio em cinco anos, diz premiê

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    04/10/2015 15h25

    Elijah Nouvelage/Reuters
    Apresentação de como funciona sistema de carro autônomo projetado pelo Google
    Apresentação de como funciona sistema de carro autônomo projetado pelo Google

    Os carros sem motorista poderão circular pelas ruas de Tóquio em 2020, disse neste domingo (4) o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante o fórum anual de Ciência e Tecnologia com fins sociais que aconteceu na cidade de Kioto (centro do Japão).

    O chefe do executivo japonês participou do seminário, que reúne cientistas, agentes do governo e empresários, junto com o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, que está no Japão em viagem oficial até esta segunda-feira.

    Durante o encontro, Abe afirmou que os visitantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 poderão ver e utilizar veículos sem motoristas pelas ruas da capital, segundo declarações publicadas pela agência Kyodo.

    Para que o plano se torne realidade, o governo teria que realizar uma modificação da lei de circulação japonesa atual, que estabelece que os veículos devem ter motorista.

    Abe afirmou que o Japão tem a "missão" de usar suas tecnologias para melhorar a segurança e os benefícios dos veículos.

    O primeiro-ministro japonês fez estas declarações poucos dias depois que a companhia Robot Taxi e as autoridades locais de Kanagawa (ao sul de Tóquio) anunciaram que começarão os testes de um serviço de táxis de condução automática em março de 2016, um programa que conta com o apoio do governo central.

    Entre as empresas que decidiram apostar no setor dos carros autônomos se destacam algumas como a americana Google, que em julho começou a testar seu próprio sistema de veículos de condução automática no Texas (Estados Unidos), ou o Uber, que está experimentando veículos sem motorista em Pittsburgh.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024