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    Banco do Brasil e Caixa podem voltar a comprar bancos

    EDUARDO CUCOLO
    DE BRASÍLIA

    05/10/2015 19h48

    Samuel Costa/Folhapress
    Agência da Caixa Econômica Federal
    Cliente entrando em agência da Caixa Econômica Federal

    O Banco do Brasil e a Caixa podem voltar a fazer aquisições de instituições financeiras, como aconteceu em 2008 e 2009. A autorização foi dada pela presidente Dilma Rousseff por meio da publicação nesta segunda-feira (5) da medida provisória 695.

    Em 2009, o BB adquiriu parte (49,99%) do banco Votorantim, cujo grupo econômico passava por dificuldades financeiras causadas pela alta do dólar na época. No final do ano anterior, havia adquirido a Nossa Caixa.

    No mesmo ano, a Caixa comprou parte do Panamericano, instituição que pertencia ao empresário e apresentador de TV Silvio Santos. Posteriormente, foram descobertas fraudes na contabilidade da instituição financeira.

    A autorização para esse tipo de operação expirou em junho de 2011.

    A compra de uma parcela inferior a 50% visava manter essas instituições como braços privados dos bancos estatais, sem impor a elas restrições como, por exemplo, contratações via concursos públicos.

    Em 2013, o BB chegou a oferecer R$ 2 bilhões por mais 25% do Banco Votorantim. A instituição suspendeu as negociações alegando instabilidade no mercado financeiro, mas não chegou a desistir totalmente do negócio.

    RASPADINHA

    Na mesma medida provisória, o governo incluiu um artigo para ampliar o uso da Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva), uma raspadinha destinada a arrecadar recursos para o Futebol.

    Na semana passada, o Conselho Nacional de Desestatização aprovou a criação da Caixa Instantânea S.A., subsidiária da Caixa que foi incluída no programa de privatização do governo e vai administrar as raspadinhas.

    A Lotex poderá contar com outros temas "que possam aumentar a atratividade comercial do produto", além do futebol, como eventos de grande apelo popular, datas comemorativas, referências culturais e licenciamentos de marcas ou personagens.

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