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    Investidores pressionam montadoras a revelar lobby sobre limites de poluição

    CHRIS BRYANT
    DO "FINANCIAL TIMES", EM FRANKFURT

    13/10/2015 13h48

    Investidores com bilhões de libras em ativos administrados por fundos de investimento estão exigindo mais informações de algumas das maiores montadoras de automóveis do planeta sobre seus esforços de lobby quanto aos padrões para emissão de poluentes.

    Dezoito grupos de investimento, com mais de US$ 600 bilhões em ativos, estão escrevendo a algumas das maiores montadoras, entre as quais Volkswagen e General Motors, para pedir que revelem mais detalhes sobre seus esforços de lobby.

    Os grupos de investimento querem mais detalhes sobre os riscos gerados pelo escândalo quanto às emissões dos motores diesel da Volkswagen, que abalou a montadora alemã e o relacionamento entre a indústria automobilística e as autoridades regulatórias, que segundo alguns investidores é desconfortavelmente estreito.

    O ShareAction, grupo de defesa dos direitos dos acionistas que está organizando a iniciativa, disse que "os proprietários das empresas estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de que o setor automotivo esteja destruindo valor para os acionistas".

    Cartas estão sendo enviadas a montadoras como Volkswagen, BMW, Honda, Daimler, General Motors, Ford, Fiat, Peugeot e Toyota, quanto à posição que elas estão assumindo em termos de lobby nos debates sobre novas leis de controle da poluição em curso nos Estados Unidos e Europa.

    A notícia de que as cartas seriam enviadas se segue à decisão da Standard & Poor's de rebaixar a classificação de crédito da Volkswagen, mencionando "deficiências substanciais" de gestão e governança e controles internos "inadequados", já que a empresa não conseguiu impedir ou detectar a manipulação nos testes de emissões. A agência rebaixou os títulos de longo prazo da Volkswagen de A para A-.

    A Moody's e a Fitch também alertaram a montadora de que ela está em risco de rebaixamento.

    A Volkswagen constituiu uma reserva de € 6,5 bilhões para cobrir o custo dos reparos de veículos afetados pela questão, mas o custo total dos reparos, indenizações, custas judiciais e multas pode "exceder em muito" esse montante, de acordo com estimativas da Standard & Poor's.

    Enquanto isso, o Ministério de Proteção Ambiental da China anunciou ontem que estava "muito preocupado" com o escândalo nas emissões de motores diesel. O ministério informou que uma investigação inicial havia revelado que 1.900 carros Volkswagen importados continham o dispositivo manipulador criado para trapacear em testes de emissão de poluentes.


    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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