• Mercado

    Wednesday, 15-May-2024 14:46:25 -03

    Fazenda aposta no orçamento de 2016 para manter selo de bom pagador

    FÁBIO MONTEIRO
    DE BRASÍLIA

    15/10/2015 22h25

    Alan Marques/Folhapress
    O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deixando sessão da Câmara em que debateu o ajuste fiscal
    O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deixando sessão da Câmara em que debateu o ajuste fiscal

    O Ministério da Fazenda emitiu uma nota na noite desta quinta-feira (15) afirmando confiar na capacidade de recuperação da economia brasileira após a aprovação do orçamento de 2016 no Congresso Nacional.

    O comunicado é uma resposta ao anúncio feito pela agência de classificação de risco Fitch, que rebaixou a nota de crédito brasileira para o último degrau dos países considerados com grau de investimento.

    A Fazenda acredita que a aprovação do orçamento do ano que vem será uma sinalização positiva ao mercado, com um maior compromisso do governo junto ao desempenho fiscal.

    Segundo a nota, a economia brasileira já apresenta resposta às medidas adotadas ao longo deste ano, e o próximo passo para a melhora do cenário econômico seria a estabilização da situação fiscal, que depende da aprovação da proposta orçamentaria para 2016.

    "O Brasil de 2015 tem elementos favoráveis importantes, como o estoque significativo de reservas internacionais, a dimensão da economia doméstica e o histórico de conquistas econômicas e inclusão social consolidadas na última década. Essas vantagens permitirão que o atual ciclo de reequilíbrio da economia seja virtuoso se as medidas para tal forem tomadas tempestivamente", afirmou a Fazenda.

    A pasta ainda acredita que a retomada a estabilização do setor fiscal vai permitir retomar o caminho da demanda, a estabilização da moeda e a redução dos riscos na tomada de crédito, o que deve refletir também na inflação e nos juros.

    "Esse círculo virtuoso se sustentará em ações estruturais e do lado da oferta, desenvolvidas em paralelo e seguindo as iniciativas necessárias para a aprovação do Orçamento 2016".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024