• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 04:38:24 -03

    o impeachment

    Ajuste fiscal importa mais que Dilma, afirma diretora da agência Fitch

    GIULIANA VALLONE
    DE SÃO PAULO

    16/10/2015 02h00

    Um impeachment da presidente Dilma Rousseff só afetaria negativamente a classificação de risco do Brasil caso prejudicasse a continuidade do ajuste fiscal no país. Essa é a avaliação da Shelly Shetty, diretora sênior de ratings soberanos da Fitch.

    "Se esse cenário se materializasse, teríamos que avaliar como isso afeta a confiança e as políticas e o que pode significar para o cenário fiscal, a perspectiva de crescimento e os desafios para a governabilidade", disse à Folha.

    Na avaliação da analista, o primeiro passo para evitar um novo rebaixamento é um acordo com o Congresso para dar andamento às medidas de melhoria das contas do país.

    *

    Folha - O que a Fitch espera agora para o Brasil?

    Shelly Shetty - A perspectiva negativa sugere que há mais de 50% de chance de a classificação de risco do Brasil sofrer novo rebaixamento em período entre 12 e 18 meses.

    Os pontos que listamos como sensíveis [dificuldade de consolidação fiscal ou desempenho econômico abaixo do esperado, riscos políticos e deterioração da dívida] mostram que há riscos negativos adiante.

    A agência já agiu antes do prazo em outras ocasiões. É uma possibilidade?

    Claramente o cronograma pode ser diferente do nosso prazo usual, e isso vai depender de como os pontos sensíveis evoluem. Isso é o que realmente determina a hora de agir.

    Se aprovadas, as medidas já anunciadas pelo governo são suficientes? Ou é preciso fazer mais?

    Neste momento, a paralisação política está impedindo qualquer discussão significativa sobre as medidas do ajuste fiscal.

    O governo ressaltou suas intenções de cumprir as metas, mas para fazer isso é preciso ver mais progresso no Legislativo —e o que estamos vendo é que há um risco claro de que elas não não passem.

    Como o impeachment afetaria a perspectiva para o país?

    A perspectiva de um impeachment ainda é muito incerta e os eventos recentes só ilustram as dificuldades nesse processo. Os riscos aumentaram, sim, mas é muito difícil saber a real probabilidade. Se esse cenário se materializasse, teríamos que avaliar como isso afeta a confiança e as políticas e o que pode significar para o cenário fiscal, a perspectiva de crescimento e os desafios para a governabilidade.

    O impeachment é necessariamente ruim? Pode levar ao rebaixamento?

    É difícil de dar uma resposta concreta para isso. Poderia ser negativo, mas isso teria de ser avaliado no momento em que acontecesse para saber como realmente impacta a economia e a trajetória fiscal a partir de então.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024