• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 09:11:58 -03

    Distribuição e taxas prejudicam, dizem empresários de microcervejarias

    DIEGO IWATA LIMA
    DE SÃO PAULO

    18/10/2015 02h00

    Alexandre Bazzo, dono da microcervejaria Bamberg, de Votorantim (SP), diz que chegar às prateleiras dos mercados ficou mais difícil com a entrada das grandes cervejarias no mercado de artesanais.

    "Elas são predatórias, dominam os pontos de venda e não nos deixam crescer", afirma Bazzo.

    Jefferson Basílio, 31, comprador da categoria de bebidas dos supermercados Pão de Açúcar, nega domínio das grandes marcas de cerveja na rede.

    "Quem dita o ritmo é o consumidor. Oferecemos o produto que ele procura", diz Basílio.

    "Muitas vezes, é o pequeno produtor que não acompanha o nosso ritmo de demanda", afirma.

    Outro problema apontado pelos pequenos produtores é a carga tributária de 60% sobre a bebida.

    Com a produção em menor escala, os pequenos cervejeiros sentem mais o peso da taxa.

    Segundo Jorge Gitzler, presidente da Abracerva (Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais), a categoria pleiteia diminuir esse valor pela metade.

    O Senado deve votar o assunto em audiência pública prevista para o próximo dia 27.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024