• Mercado

    Thursday, 18-Apr-2024 23:34:45 -03

    Acessórios atraem consumidores e incrementam vendas de cervejarias

    BÁRBARA LIBÓRIO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    18/10/2015 02h00

    O crescimento do mercado de cervejas artesanais e especiais no Brasil criou público para outro nicho: o de acessórios. Copos, canecas, abridores de garrafa e camisetas estão entre os produtos vendidos para os consumidores da bebida.

    A The Beer Planet, comércio eletrônico de cervejas artesanais, tem uma área somente para esses artigos em seu site. Segundo José Raimundo Padilha, 50, sommelier da empresa, os mais procurados são os copos, mas também fazem sucesso baldes de gelo de empresas famosas e engradados.

    "Muitas pessoas recebem convidados em casa e querem montar toda uma experiência de degustação. Se gostam de uma cerveja específica, buscam acessórios da mesma marca", explica.

    Itens divertidos também vendem bem, segundo Padilha, como o boné com abridor de garrafas na aba. O produto está esgotado no site.

    Para a The Beer Planet, os acessórios são uma parte menor das vendas, mas ajudam a ampliar o gasto médio.

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -14/10/2015 -14 :00h - CervejaStore- Nicho de acessórios para cervejas, copos, canecas, abridores de garrafa e até camisetas. ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***ESPECIAIS
    Copos e abridor de garrafa da Cerveja Store, em São Paulo

    Já na Cerveja Store, outro e-commerce do ramo, estes itens representam de 12% a 14% das vendas.

    "No começo, só vendíamos cerveja e kits da bebida que tinham copos. Quando começamos a comprar e mandar fazer itens em separado percebemos o potencial desse mercado", diz Leandro Ribeiro, 31, gerente de marketing.

    Hoje, a empresa oferece de abridores a camisetas, além de uma linha própria de copos, lançada no fim do ano passado. "Conforme as pessoas aprendem sobre cerveja, descobrem que cada estilo tem um copo certo e isso gera um mercado em torno desse produto", diz Ribeiro.

    A empresa teve um crescimento de 20% entre janeiro e setembro deste ano e espera aumentar essa porcentagem com as vendas de fim de ano, associadas a Oktoberfest, Black Friday e Natal.

    Outro item que faz sucesso são as camisetas. A Beercast, canal de podcasts sobre esse ramo, comercializa 50 peças por mês em seu site como receita adicional.

    Entre as estampas estão frases como "beba menos, beba melhor" e "mais lúpulo, por favor". As camisetas, disponibilizadas também na Cerveja Store, custam cerca de R$ 50.

    Anselmo Mendo, 49, um dos 'podcasters' da Beercast, diz que a ideia do negócio surgiu da proximidade entre o público da empresa e desse tipo de produto. "Nossa proposta é tratar a cerveja com leveza e bom humor, falar da bebida de maneira descontraída", conta.

    Segundo Mendo, o setor é beneficiado pelo engajamento dos consumidores de cerveja especial. "Você começa a torcer para ela como torce para um time de futebol. Você começa a defender esse mercado e as pessoas vestem a camisa literalmente."

    PÚBLICO AMPLO

    Leandro Ribeiro, da Cerveja Store, diz que o perfil do consumidor destas peças é amplo. "Nós achávamos que vendíamos camisetas para jovens de 20 a 30 anos, mas fizemos pesquisas e vimos que os compradores têm entre 18 e 65 anos", diz.

    Quando o assunto é o copo, o perfil também pode surpreender. "O público de cerveja costuma ser 80% homem e 20% mulher, mas para acessórios como copos, elas são a maioria", afirma Ribeiro.

    O gasto médio no site, segundo ele, é de cerca de R$ 200.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024