• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 09:34:15 -03

    Em parceria com Claro, Ericsson fará testes de internet 5G no Brasil em 2016

    DE SÃO PAULO

    19/10/2015 16h36 - Atualizado às 15h46
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL. 02.06.2015. Alunos do Colegio Vital Brazil usam celular na aula de artes; colegio permite que o aparelho seja manipulado em algumas disciplinas. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, TEC). ***EXCLUSIVO***
    Alunos usam celular na aula; internet móvel passará por testes no país no ano que vem

    A Ericsson, fabricante de equipamentos para telefonia móvel, informou nesta segunda-feira (19) que testará a tecnologia de telefonia móvel de quinta geração (5G) no Brasil em 2016 por meio de uma parceria com o grupo Claro, da América Móvil.

    O anúncio foi feito durante visita da presidente Dilma Rousseff aos escritórios da Ericsson na Suécia.

    Segundo a Ericsson, os primeiros testes de sistemas da América Latina para o 5G e IoT (Internet das Coisas, conexão à Web de objetos utilizados no dia a dia) serão desenvolvidos no país durante o ano que vem.

    FUTURO DIGITAL
    Soluções e tendências tecnológicas
    Big Data

    O 5G é a mais nova geração de telecomunicação móvel, proporcionando velocidades mais rápidas que a 4G.

    "Para o 5G, nosso foco é entender como os sistemas serão usados tanto pela sociedade como pelas indústrias. Para conseguir concluir as redes comerciais em 2020, a Ericsson está fechando parceria com a América Móvil para o primeiro teste de sistema 5G no Brasil", disse o presidente-executivo da Ericsson, Hans Vestberg, em comunicado da empresa.

    "Estou convencido de que a próxima geração de banda larga móvel e de Internet das Coisas, possibilitada pelo 5G, irá acelerar as oportunidades para avançar em áreas como saúde, educação, energia e agricultura, e em novas aplicações na indústria."

    Os testes com sistema 5G no Brasil serão os primeiros da América Latina. Os projetos serão feitos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Ceará.

    De acordo com a empresa, o 4G opera com a tecnologia LTE e chega a velocidades de download em média 20 vezes maiores que o 3G, que funciona sob os modelos WCDMA e HSPA.

    Já o 5G é ainda mais rápido. Em um teste recente, a Ericsson alcançou uma velocidade 250 vezes superior ao padrão atual em redes de 4G/LTE.

    ALTA VELOCIDADE -

    UM PASSO ATRÁS

    O Brasil, no entanto, ainda enfrenta o desafio de efetivar a cobertura 4G, popular em países desenvolvidos. Segundo a rede de notícias britânica "BBC", estudo de um site de mapeamento que monitora o sinal de telefonia móvel no mundo coloca o Brasil na 51ª posição entre 68 países com cobertura da rede 4G.

    O relatório de publicação trimestral, divulgado pela OpenSignal no mês passado, aponta que os usuários de smartphones no Brasil só conseguem ter acesso à rede em 50% do tempo —contra 97% na Coreia do Sul, que lidera o ranking de cobertura global.

    No quesito velocidade de conexão, o país obteve um desempenho melhor, aparecendo em 23º lugar. A colocação, no entanto, está ligada à abrangência —como há menos pessoas usando a rede, a velocidade média tende a ser maior.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024