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    Força de 'Star Wars' não impede queda de ações de fabricante de brinquedos

    LINDSAY WHIPP
    DO "FINANCIAL TIMES"

    21/10/2015 17h03

    As ações da fabricante de brinquedos Hasbro caíram mais de 7% na segunda-feira (19), depois que suas vendas no terceiro trimestre ficaram ligeiramente abaixo das projeções dos analistas, mesmo com o bom desempenho dos brinquedos para meninos no período que antecede o lançamento do novo filme da série "Star Wars".

    O faturamento da companhia ficou inalterado, em US$ 1,47 bilhão, pouco abaixo da projeção média de US$ 1,48 bilhão, e o lucro líquido subiu em 15%, para US$ 207,6 milhões, ou US$ 1,64 por ação, no trimestre fiscal encerrado em 27 de setembro, anunciou a empresa em comunicado.

    A Hasbro, que vem apresentando neste ano desempenho superior ao de sua rival de maior porte, a Mattel, reportou 24% de aumento no faturamento de seu segmento de brinquedos para meninos —para US$ 593 milhões— graças ao começo forte das vendas de brinquedos ligados a "Star Wars - O Despertar da Força", filme da Disney cuja previsão de estreia é no dia 17 de dezembro.

    Segundo a empresa, os produtos Jurassic World, Marvel e Disney Descendants também se saíram bem.

    Brian Goldner, presidente-executivo da companhia, anunciou que as vendas dos brinquedos de "Star Wars" estavam "na ponta mais alta" das expectativas da companhia.

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Crianças brincam com o boneco Furby em escola de SP
    Crianças brincam com o boneco Furby em escola de SP

    "A aceitação pelos consumidores começou forte. A marca está forte como sempre, e abarca muitas faixas etárias. 'Star Wars' tem o potencial de se tornar cada vez mais global, como aconteceu com a Marvel", disse Goldner.

    No entanto, o segmento de brinquedos para meninas não teve bom desempenho, com queda de 28% no faturamento, para US$ 295 milhões, por causa da queda de vendas do Furby, um robô eletrônico de pelúcia.

    Jaime Katz, analista da corretora Morningstar, disse que a queda no segmento de brinquedos para meninas refletia uma comparação especialmente difícil para com o ano precedente, mas que tornaria preocupante se persistisse pelos próximos trimestres. A Hasbro relançou o Furby no ano passado, e cerca de 37% de suas vendas anuais aconteceram no terceiro trimestre.

    Marcas importantes como Monopoly e My Little Pony registraram crescimento de 4% no faturamento, excluído o impacto negativo do dólar forte. A receita da marca Transformers foi mais baixa, depois de um 2014 forte, que viu o lançamento do filme "Transformers: a Era da Extinção". O faturamento do segmento de jogos da Hasbro caiu em 8%, para US$363 milhões.

    "Suspeitamos que tenha havido alguma decepção com o desempenho das marcas mais importantes, já que no trimestre o faturamento só subiu para as marcas Nerf, Play-Doh e Monopoly; no trimestre passado, cinco das sete marcas mais importantes cresceram, e no primeiro trimestre todas as sete exibiram avanço nas vendas", disse Katz, da Morningstar.

    A onipresença dos tablets e smartphones transformou a maneira da criança brincar, levando as empresas a encontrar maneiras cada vez mais inventivas de levar brinquedos físicos às telas, por meio de jogos digitais e apps. Ajudada por seu desenvolvimento de brinquedos baseados em séries de sucesso no cinema, a Hasbro até o momento vem realizando essa transição com mais sucesso que a rival Mattel.

    O dólar forte prejudicou as vendas e lucros da Hasbro. As vendas teriam subido em 9% sem o efeito do câmbio. As vendas na Europa, Ásia-Pacífico e América Latina foram todas prejudicadas por moedas fracas nessas regiões, mas teriam todas subido não fosse o impacto do câmbio.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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