• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 17:18:55 -03

    ANP quer definir neste ano regras para renovação de concessões

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    27/10/2015 16h42

    Lucas Vettorazzo/Folhapress
    Protesto na abertura da 13ª Rodada de licitação de áreas de petróleo, no Rio de Janeiro
    Protesto na abertura da 13ª Rodada de licitação de áreas de petróleo, no Rio de Janeiro

    A diretora geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Magda Chambriard, disse nesta terça-feira (27) que espera concluir até o fim do ano a definição do modelo de renovação das concessões petrolíferas no país.

    A agência criou um grupo de trabalho que está analisando três casos incisos: os campos de Araçás, em terra, Ubarana, em águas rasas e Marlim, em águas profundas.

    Os três foram concedidos à Petrobras antes do fim do monopólio estatal, quando a companhia escolheu 262 concessões para manter em seu portfólio —um processo conhecido como rodada zero.

    As concessões vencem em 2025 e, no ano passado, a estatal solicitou à ANP o início de negociações sobre a renovação.

    Magda disse que a renovação se dará mediante o comprometimento com investimentos para prorrogar o fim da produção de cada campo.

    Em Marlim, por exemplo, a Petrobras propõe instalar duas novas plataformas. A primeira, em 2019, e a segunda após o ano de 2020.

    A diretora-geral da ANP não quis antecipar projeções de investimentos ou de produção. Ela disse que foram escolhidos inicialmente três campos com características diferentes para que a equipe possa avaliar modelos de renovação para diferentes situações.

    No caso de Marlim, que já foi o maior campo de petróleo do país, Magda diz que a renovação pode estender o contrato em mais de uma década.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024