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    black friday

    Vendas da Black Friday devem ter a menor expansão desde 2010

    ANDRÉ CABETTE FÁBIO
    DE SÃO PAULO

    28/10/2015 15h26 - Atualizado às 16h14

    As vendas do comércio eletrônico durante a Black Friday (dia dedicado a promoções no comércio) devem subir de R$ 872 milhões, em 2014, para R$ 978 milhões neste ano, uma alta de 12%. O evento será realizado em 27 de novembro.

    O percentual representa uma forte desaceleração frente a anos anteriores: em 2014, a alta foi de 105% em relação a 2013.

    Faturamento da Black Friday no Brasil - Em R$ milhões

    A previsão é da ClearSale, que verifica e faz autenticação de 85% das compras feitas na internet durante o evento —entram nesse cálculo apenas produtos que envolvem entrega (o que exclui passagens aéreas, por exemplo).

    Black Friday
    Ofertas atraem consumidores
    Defesa

    A consultoria E-bit contabiliza R$ 1,2 bilhão em vendas de 2014 e, para este ano, R$ 1,5 bilhão. Neste caso, a conta inclui vendas realizadas na quinta-feira e produtos que não são físicos, como passagens aéreas.

    Segundo Pedro Chiamulera, diretor da ClearSale, o ritmo menor não responde apenas à crise econômica, mas também à saturação do evento: enquanto a Black Friday era novidade, o número de consumidores crescia absorvendo uma parcela importante das compras de final de ano, o que fez com que o pico das vendas do e-commerce fosse transferido do dia 18 de dezembro para o dia da Black Friday. Agora, o crescimento tende a se estabilizar conforme o seu público fica mais definido.

    MP DO BEM VALE NA BLACK FRIDAY

    Juliano Motta, diretor-geral do site Busca Descontos, responsável pelo site blackfriday.com.br, ressalta que o setor de comércio eletrônico continuará a se beneficiar da medida provisória 690, a "MP do Bem", que desonera a tributação sobre eletrônicos.

    Com previsão para deixar de valer, inicialmente, no dia 1º de dezembro, ela foi prorrogada até fevereiro por meio de ato publicado no Diário Oficial no dia 21 de outubro.

    Caso fosse extinta em dezembro, vendas da Black Friday com nota emitida no mês, assim como as vendas de Natal, deixariam de se beneficiar do IPI reduzido —um prejuízo que seria ampliado pelos descontos concedidos.

    "BLACK FRAUDE"

    Segundo o site Reclame Aqui, em 2014 consumidores apontaram maquiagem de preços e de dificuldades de continuar a compra depois que o produto foi adicionado ao carrinho da loja virtual, além de problemas como lentidão nos sites e preços de fretes que anulavam grande parte dos descontos.

    Para este ano, o site pretende ter selos para destacar as empresas que se saem bem. Elas poderão ser classificadas como "ótimo", "bom", "RA1000" (excelente) com base na reputação obtida junto aos consumidores nos últimos seis meses.

    "A empresa tem que informar ao consumidor que o estoque não é infinito e que está esgotado", diz Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui, sobre o tipo de medida que as companhias devem tomar para receber o selo. Durante o evento, o site terá 30 pessoas de plantão, 15 delas para verificar reclamações.

    Com isso, espera ajudar a diminuir problemas que fizeram com que a Black Friday ficasse conhecida por alguns consumidores por ter "preços pela metade do dobro".

    Foram mais de 12 mil reclamações no total. A loja que liderou o ranking foi o site americanas.com, com 1.221 reclamações, seguida por Submarino (1.100), Saraiva (682), Shoptime (235) e KaBuM! (197). Em 2015, o Reclame Aqui espera receber acesso de 1,5 milhão de usuários.

    O KaBuM! Destaca que as reclamações correspondem a menos de 0,2% do número total de pedidos realizados à empresa durante o evento do ano passado. A empresa afirma que contratou mão de obra e investiu cerca de R$ 1 milhão em tecnologia da informação, além de criar um novo centro de distribuição, para atender à maior demanda de clientes em 2015.

    Segundo Ricardo Ramos, fundador do Precifica, que presta serviços para empresas melhorarem sua precificação, um dos motivos para os altos custos de fretes em 2014 —em alguns casos, maiores do que o da mercadoria comprada— foi a inflação das transportadoras conforme o número de encomendas explodia.

    O site mantém durante a Black Friday um serviço que acompanha em tempo real a variação dos preços médios dos produtos e também por vendedor, que pode ajudar o consumidor a se basear na hora de fazer as compras.

    BLACK MARKETING

    Conforme o evento, que chegou em 2010 ao Brasil, se fixa no calendário do varejo, a data se torna vitrine não só para vendas, mas para a fidelização de clientes no comércio eletrônico.

    Em 2014, o site de venda de calçados Netshoes lançou o Black November, mês que mistura campanha de publicidade e descontos. Ele respondeu por 25% do faturamento anual da companhia, segundo Bruno Couto, diretor de comunicação da empresa.

    A empresa espera repetir o resultado neste ano e deve aproveitar o mês para intensificar o marketing ao redor de um novo site ligado à Netshoes, o Zattini, focado na venda de roupas.

    Couto espera usar o evento para ampliar a carteira de clientes. Em 2014, a Netshoes aumentou 170% o número de cadastros, 82% o número de acessos e 250% a receita —a empresa não revela, no entanto, os valores. O evento também servirá para lançar um centro de distribuição em Minas Gerais.

    EMPRESAS PARTICIPANTES

    Qualquer empresa que ofereça descontos durante a data da Black Friday está participando do evento, que, como qualquer data de vendas, não tem uma organização centralizada.

    Desde 2010, o Busca Descontos reúne, no entanto, algumas das ofertas em uma página da internet, o que ajudou a impulsionar o evento no Brasil. Até este momento, estão confirmadas para participar da Blackfriday.com.br:

    • Azul
    • Authentic Feet
    • Best Day
    • Chevrolet
    • Colombo
    • CVC
    • Dell
    • Empório da Cerveja
    • Hering
    • Hotel Urbano
    • HP
    • Marisa
    • Mercado Livre
    • Muffato.com
    • Nespresso
    • Netfarma
    • O Boticário
    • Privalia
    • Pompéia
    • quem disse, berenice?
    • Saraiva
    • Walmart.com
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