• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 12:32:43 -03

    Comercial feminista da Barbie é lançado nos EUA; assista

    DANIEL MARCONDES
    DE SÃO PAULO

    28/10/2015 18h10 - Atualizado às 23h39

    Reprodução/YouTube/Barbie
    Imagem do comercial da Barbie tido como feminista
    Imagem do comercial da Barbie tido como feminista

    A Mattel, fabricante da Barbie, apostou em uma estratégia feminista para a publicidade de suas bonecas nos Estados Unidos.

    Em sua nova campanha, chamada de "Imagine The Possibilities" ("imagine as possibilidades"), meninas aparecem em situações reais como professoras, paleontólogas, treinadoras de futebol americano, veterinárias e empresárias, surpreendendo as pessoas presentes.

    Ao final da propaganda, surge uma mensagem dizendo que, quando uma menina brinca com Barbie, ela imagina tudo que pode se tornar.

    A nova propaganda busca mudar a imagem de futilidade da boneca, associada mais a salões de beleza e shopping centers do que a laboratórios e escritórios.

    Comercial da Barbie

    PADRÃO DE BELEZA

    A Mattel já vinha tomando medidas para reagir a críticas que suas bonecas recebem pelo rígido padrão de beleza que simbolizam.

    Tradicionalmente alta, magra e com cabelos lisos e loiros, a Barbie já apresentou mais diversidade na linha Fashionista, lançada neste ano.

    A coleção conta com oito tons de pele diferentes, 14 rostos distintos, 18 cores de olhos, 22 tipos e 23 cores de cabelo. Uma diversificação inédita para a marca.

    Outra medida da fabricante de brinquedos foi lançar a Barbie Super Faísca, super-heroína com poderes mágicos que é um alter ego da boneca no filme "Barbie Super Princesa".

    VENDAS EM BAIXA

    A nova estratégia da Mattel surge em resposta à queda nas vendas da boneca. No terceiro trimestre de 2015, o número de Barbies vendidas no mundo caiu 14%, a oitava queda seguida.

    O mau desempenho se soma à perda para a fabricante rival Hasbro da licença para produzir, a partir de 2016, as princesas da Disney, entre elas as baseadas no filme "Frozen".

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024