• Mercado

    Monday, 06-May-2024 02:20:01 -03

    Consultoria lança departamento para atender projetos de educação

    DE SÃO PAULO

    09/11/2015 20h42

    A Falconi Consultores de Resultado, consultoria de Vicente Falconi, vai lançar nesta terça-feira (10) um braço para atender projetos de educação com clientes no setor público e no setor privado, a Falconi Educação.

    Para tocar o novo departamento, a Empresa contratou Wilson Risolia, ex-secretário de educação do Rio de Janeiro, em cuja gestão o Estado avançou na avaliação do Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

    A ideia é aplicar à educação conceitos como as soluções de gestão para resultados, gestão financeira, desenvolvimento de programas de formação de profissionais em educação, estruturação de programas de incentivo, construção e revisão de marcos legais. Também estão previstos modelos de parcerias com a iniciativa privada e organizações não governamentais, além da elaboração de programas de comunicação.

    Patrícia Stavis/Folhapress
    O professor e consultor, Vicente Falconi
    O professor e consultor Vicente Falconi

    "Financiamento e melhoria de gasto é uma das frentes que precisam ser trabalhadas na educação. Mas há outros lados, como a questão da formação de docentes para ser mais atrativo ao jovem", afirma Risolia.

    Segundo ele, a análise vale tanto para instituições públicas quanto privadas. "O que a gente quer fazer é implementar soluções. Você precisa de um bom programa de formação? Sim. Você vai formar quem, em que, em quanto tempo , quanto custa e qual o resultado dessa ação estratégica?", diz.

    A consultoria Falconi já tinha experiência no setor da educação. desenvolveu projeto com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro de 2010 a 2012 e atuou na instalação de um novo modelo de gestão na educação do Estado de Pernambuco de 2007 a 2010.

    Vicente Falconi conta que a sua trajetória profissional teve forte vínculo com o setor.

    "No começo da década de 90, conhecemos um grupo escolar em Belo Horizonte e aprendemos a trabalhar com escola, com professor. Havia problemas gerais, goteira, fogão que não funcionava. Aí fizemos uma campanha e descobrimos que entre os pais de alunos tinha um pintor, um marmoreiro, e reformamos tudo", lembra Falconi.

    "Com gestão você coloca indicadores, envolve pessoas, faz plano de ação", afirma.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024