• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 09:20:01 -03

    Pesquisa relaciona desempenho de escolas públicas a perfil de diretores

    EULINA OLIVEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    12/11/2015 02h00

    Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Itaú Social avaliou o processo de seleção dos diretores nas escolas públicas brasileiras.

    "Concluímos que o tipo de seleção, em si, não diz muita coisa, enquanto o perfil do diretor, este sim, afeta o desempenho das escolas", explica Antonio Bresolin, coordenador da área de Avaliação Econômica de Projetos Sociais da fundação.

    O levantamento, intitulado "O Processo de Seleção de Diretores nas Escolas Públicas Brasileiras", concluiu que o desempenho dos alunos das redes municipais e estaduais é melhor nas escolas em que os diretores permanecem de 5 a 15 anos no cargo, incentivam a formação continuada dos profissionais e têm o curso de magistério.

    NEM POUCO, NEM MUITO

    "Em pouco tempo o diretor não consegue fazer um bom trabalho e em muito tempo pode se acomodar", comenta Bresolin.

    Educação
    Iniciativas bem-sucedidas no Brasil
    Sala de aula em Sobral

    Para chegar a essas conclusões, o estudo avaliou o rendimento e a aprendizagem dos alunos do 5º e 9º anos das redes estaduais e municipais de ensino em 2007 e 2011, com base em dados da Prova Brasil, além do Censo Escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

    Esses dados mostram como cada diretor de escola chegou ao cargo em todas as redes públicas do país.

    São sete possibilidades: indicação política, indicação técnica, outras indicações, concurso, eleição, eleição mais seleção e outras formas de seleção.

    A pesquisa foi feita em coautoria entre a Fundação Itaú Social e as professoras Paula Pereda, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Andrea Lucchesi, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, campus Leste.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024