• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 04:40:23 -03

    Japão volta a entrar em recessão, mas país tem força para crescer

    ROBIN HARDING
    DO 'FINANCIAL TIMES'

    16/11/2015 10h21

    Yuya Shino/Reuters
    Investidores em frente a painel eletrônico na Bolsa de Tóquio
    Investidores em frente a painel eletrônico na Bolsa de Tóquio

    O Japão voltou à recessão depois que sua economia se contraiu em 0,8% em termos anualizados no terceiro trimestre, uma queda superior à prevista.

    No entanto, uma análise mais detalhada dos números do PIB sugere que a economia ainda retém algum ímpeto.

    Quase todo o declínio se deve a uma redução de estoques por parte das empresas, o que reduziu em 2,1% o crescimento anualizado japonês.

    Por sua natureza, os estoques têm um limite implícito de queda possível. Ao mesmo tempo, o consumo contribuiu com 1,2% anualizado para o crescimento, e as exportações líquidas com mais 0,4% de crescimento anualizado.

    Mas o investimento se manteve fraco, reduzindo em 0,7% o índice anualizado de crescimento. O primeiro-ministro Shinzo Abe está pressionando as empresas japonesas a investir mais, mas elas frequentemente optam por fazê-lo fora do país.

    O governo do Japão está preparando um orçamento suplementar a fim de sustentar a economia. As autoridades já haviam sinalizado que números ruins sobre o PIB poderiam encorajá-las a ampliar o estímulo.

    O número de 0,8%, que superou consideravelmente a previsão de uma contração anualizada de 0,3%, é um novo golpe para Abe e seus esforços para pôr fim à deflação e revitalizar o crescimento econômico.

    Ainda que existam poucos sinais de que a economia esteja entrando em uma espiral de queda, a demanda frouxa torna mais difícil persuadir empresas a aumentar salários e investimentos no ano que vem.

    O Banco do Japão considera aumentos de salários essenciais para o progresso em direção à sua meta de inflação anual de 2%.

    "A segunda queda consecutiva do Produto Interno Bruto (PIB) sublinha os riscos de que as projeções de crescimento do Japão sejam descumpridas. A crescente redução no uso da capacidade instalada atenua as pressões de preços, e com isso continuamos convencidos de que mais estímulo monetário será necessário", disse Marcel Theliant, da Capital Economics, em Cingapura.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024