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    Vendas fracas no Brasil comprometem resultado de dona de lojas McDonald's

    PAULA LEITE
    DE SÃO PAULO

    19/11/2015 17h02

    O brasileiro que deixa de comer fora de casa por ter menos dinheiro no bolso e o real desvalorizado ajudaram a derrubar os resultados da Arcos Dorados, principal franqueadora (dona de lojas) do McDonald's do mundo.

    A empresa, que atua principalmente na América Latina, viu sua receita cair 16,6% no terceiro trimestre deste ano, para US$ 753,7 milhões (R$ 2,8 bilhões). Na divulgação dos resultados, neste mês, a companhia cita a desvalorização de 55,7% do real no período e a redução da frequência dos consumidores nas lojas como fatores que influenciaram os resultados.

    A Arcos Dorados teve prejuízo de US$ 35,9 milhões (R$ 134 milhões) de julho a setembro, ante lucro de US$ 240 mil (R$ 898 mil) no mesmo período de 2014.

    Na divisão brasileira, a receita caiu 32% mas, se retirado o efeito câmbio, a companhia registrou leve aumento da receita, de 4,3%. A Arcos Dorados também vendeu a franqueadores 20 restaurantes que eram operados diretamente pela companhia, movimento que reforça o caixa da companhia.

    A empresa viu o tíquete médio (gasto do consumidor por visita) subir moderadamente, mas sentiu o peso da redução do tráfego nas lojas.

    "Uma parte dos clientes está cortando a frequência às lojas, ou porque os outros custos aumentaram muito, como energia e combustível, ou porque perderam o emprego", diz Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing da companhia no Brasil.

    Apesar disso, ele considera a expansão da receita um resultado "positivo" em ano de crise.

    PROMOÇÕES

    O aumento do desemprego tem efeito direto nas lojas do McDonald's, já que de segunda a sexta o grande atrativo da lanchonete é a conveniência de um lanche ou refeição rápida quando o cliente está na rua.

    Nesse cenário, que o executivo classifica de "desafiador", as promoções têm sido essenciais para fazer com que o cliente volte à lanchonete.

    Sanduíches clássicos, como Cheddar McMelt e Quarterão com Queijo, entraram no cardápio promocional, com preços mais baixos, quatro vezes neste ano –ação que não foi tomada nenhuma vez no ano passado.

    "Não apostamos só no preço baixo, mas também em entregar maior quantidade ou algum benefício pelo mesmo custo", diz Gnypek.

    Novidades no cardápio de sobremesa também levam o consumidor curioso ao restaurante –neste ano foram várias ações, tais como McFlurry Lajotinha e McFlurry M&Ms, atualmente nas lojas.

    Outra frente de promoções são as chamadas extensões de linha, como foi feito com o Cheddar neste ano, que ganhou versão com bacon e versão batata frita.

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