• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 17:07:00 -03

    Sites de venda criam blogs e vídeos como estratégia para atrair 'geeks'

    REINALDO CHAVES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/11/2015 02h00

    Vender para o público "geek" exige mergulhar na cultura dos super-heróis e personagens de ficção científica. Para se diferenciar da concorrência e atrair a atenção desse consumidor, comércios eletrônicos investem na produção de conteúdo, com criação de blogs, posts e vídeos.

    No site Geekyard, que vende itens como camisetas, peças de decoração, jogos e artigos colecionáveis, notícias sobre lançamentos de séries e filmes dividem espaço com fotos e vídeos dos novos bonecos à venda.

    O conteúdo produzido circula por blog, redes sociais e plataformas como o Snapchat e Vine. "A estratégia é sempre seguir as tendências do que nossos clientes estão utilizando", diz o gerente de marketing Sidney Jorge Michaluate Junior, 31.

    Para atender os consumidores que são grandes fãs dos personagens e, portanto, sabem muito do assunto, a Geekyard investe em conteúdo feito por profissionais que conhecem as histórias por trás dos produtos.

    Diego Padgurschi/Folhapress
    Marcos Chemmer (esq.), Sidney Michaluate e Daniel Mancini no escritório do site Geekyard, em SP
    Marcos Chemmer (esq.), Sidney Michaluate e Daniel Mancini no escritório do site Geekyard, em SP

    "Qualquer informação incorreta ou até incompleta gera uma grande repercussão on-line, que pode nos fazer perder toda a credibilidade", afirma Junior.

    Na Play Shop Games, loja especializada em jogos, consoles e acessórios, o foco está na rapidez da divulgação.

    O proprietário João Paulo Costa, 31, diz que um dos nichos mais lucrativos está na pré-venda dos jogos, de olho num cliente que valoriza exclusividade e ineditismo.

    "O público 'geek' é muito atento às novidades do mercado e quer ser um dos primeiros a ter o produto", conta Costa. "Nesse ambiente é extremamente importante informar melhor."

    O empresário divulga notícias sobre lançamentos com detalhes técnicos e dicas, além de vídeos com trailers dos jogos mais vendidos em um blog, nas redes sociais e em seu canal no YouTube.

    CAMINHO INVERSO

    O Quarto Geek seguiu o caminho inverso dos concorrentes. Nascido como blog de cultura pop em 2011, se transformou em site de vendas dois anos depois.

    "Em nosso blog, costumamos relacionar o conteúdo do post com produtos da loja. Assim levamos opções de produtos para pessoas já interessadas naquele tema", conta a sócia Karen Lira, 28.

    O blog é alimentado pela equipe e por colaboradores com análises e críticas sobre séries, filmes, quadrinhos e outros itens, além de vídeos fornecidos pelos fabricantes.

    Os conteúdos são avaliados em termos de popularidade e conversão de vendas para que a empresa saiba que tipo de informação traz melhor custo-benefício.

    "Os clientes compartilham o conteúdo com amigos que também amam aquele tema ou produto. Isso nos traz um grande engajamento", diz.

    Para o diretor de empreendedorismo da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), Marcelo Nakagawa, produzir conteúdo é uma boa estratégia para agradar a clientela, mas deve haver cuidado para não alienar o público leigo.

    "Os fanáticos ainda são a minoria do mercado. Produzir um conteúdo didático atrai mais consumidores."

    Ele recomenda ainda fazer tutoriais para apresentar os temas "geeks" para quem simpatiza com este nicho.

    *

    LEIA, VEJA E COMPRE
    Dicas para se destacar entre os sites de venda:

    Seja fiel
    Para agradar um público que é fã, o conteúdo precisa ser bem feito. Informações erradas ou mesmo imprecisas podem afetar a credibilidade da empresa. Invista em pesquisa ou profissionais com amplo conhecimento da área para a produção.

    Seja exclusivo
    Para se diferenciar, ofereça exclusividade. Faça parcerias com os principais especialistas em cada área para gerar conteúdo único ao seu site.

    Seja inclusivo
    Para não limitar demais o seu público, aposte em conteúdos mais pedagógicos e menos técnicos. Uma opção é fazer tutoriais dos temas para atrair quem tem interesse nesse universo.

    Fonte: Fiap

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024