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    Empresários investem até R$ 200 mil para expor produtos em eventos 'geek'

    ROBSON RODRIGUES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/11/2015 02h00

    Corredores lotados de pessoas interessadas nas novidades de seu nicho de mercado. O cenário tem atraído pequenos e médios empreendedores dispostos a investir até R$ 200 mil para expor nas convenções e eventos do segmento "geek".

    A Social Comics, plataforma digital de leitura de quadrinhos, vai gastar R$ 100 mil para participar da segunda edição da Comic Con Experience, maior encontro do setor na América Latina, que será realizada em dezembro, em São Paulo (veja abaixo).

    Com mais de 8.000 usuários que pagam R$ 19,90 por mês para terem acesso a 1.500 títulos de HQs via web, tablet e smartphone, o objetivo é aumentar a clientela.

    Diego Padgurschi/Folhapress
    Fundador da empresa de jogos galápagos, Yuri Fang, na sede da empresa, em São Paulo
    Fundador da empresa de jogos galápagos, Yuri Fang, na sede da empresa, em São Paulo

    "Vamos apresentar alguns lançamentos no formato digital, como o '300', de Frank Miller, que inspirou o filme homônimo. Com isso esperamos mais que dobrar o número de assinantes", diz Marcelo Bouhid, 39, sócio da empresa.

    O evento também é aguardado com expectativa por Yuri Fang, 31, um dos fundadores da Galápagos, que vende jogos de tabuleiro e de cartas.

    Os lançamentos da empresa são sempre em eventos. Na última edição da Brasil Game Show, feira voltada ao mercado de jogos, eles investiram R$ 100 mil e fizeram a primeira experimentação pública do XCOM: Board Game, em que os jogadores precisam retaliar uma invasão alienígena.

    "Cobrimos todos os custos envolvidos e ainda impactamos novos potenciais jogadores. O evento foi importante para a consolidação da marca e do jogo de tabuleiro", afirma Fang.

    Para a Comic Con, o aporte será de R$ 150 mil. "Mesmo num ano de crise econômica, esse público não deixa de comprar", diz.
    O sócio da Comic Con Experience, Ivan Costa, 43, defende que o gasto vale a pena. Em 2014, o evento gerou R$ 10 milhões em vendas de produtos licenciados ligados à cultura pop.

    "Foi o melhor acontecimento do ano em vendas para 70% dos expositores e 100% dos quadrinistas. Para este ano esperamos receber 120 mil pessoas e gerar entre R$ 15 milhões e R$ 18 milhões em negócios."

    MAIS MODESTO

    Com números menos ostensivos, a 11ª edição da Jedicon prevê atrair 10 mil fãs da saga "Star Wars" ao Rio de Janeiro, no fim de novembro.

    Diferentemente da marca internacional ligada à Comic Con, que tem versões em vários países, a convenção carioca começou de forma amadora, por iniciativa de Henrique Granado, 36, fã da obra.

    "Hoje, conseguimos juntar R$ 40 mil em financiamento coletivo e temos a representação da Lucasfilm no evento", comemora Granado.

    Ele espera movimentar R$ 500 mil em negócios durante o evento e mais R$ 200 mil em bilheteria.

    Para os empresários, o investimento é bem menor. Com R$ 1.400, uma pequena editora consegue um estande para apresentar seu catálogo, por exemplo.

    O ilustrador e quadrinista Kris Zullo, 35, autor de "Força Animal" e "Astron, o Super-Robô", é um dos que participam sempre.

    Com mais de 3.000 páginas de quadrinhos ilustradas, Zullo começou apresentando seu trabalho em mostras.

    Foi no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), em Belo Horizonte, que ele foi convidado pela editora Nova Fronteira para ilustrar a adaptação de Macunaíma, de Mário de Andrade, que será lançada em janeiro de 2016.

    Euclides Alves, do Senac, conta que os eventos são cruciais para pequenas empresas crescerem nesse setor.
    "Quem não participa das convenções perde uma chance única de exposição para um grande público e não estreita contato com potenciais parceiros de negócio."

    *

    Como aproveitar o melhor de feiras e convenções:

    DEIXE SUA MARCA
    Invista em estratégias para conquistar novos clientes e não apenas fechar vendas. Crie estratégias para cadastro de interessados e invista em portfólio de novos produtos.

    DESTAQUE-SE NA MULTIDÃO
    Escolha uma boa localização, como as esquinas, que são mais visíveis. Se o seu produto não for o suficiente para atrair os olhares, invista em algo curioso, como um objeto de arte.

    OBSERVE OS RIVAIS
    Foque não apenas nos consumidores, mas também na concorrência. Estudar o que existe é essencial para fazer diferente. Veja o que há de tendências no mercado e aproveite para fazer contato
    com possíveis parceiros.

    SEJA INTERESSANTE
    O estande não deve ser uma mera extensão da loja, mas um espaço atraente para o público. Promova atividades, como sessões de autógrafos ou debates, que estimulem a visita.

    Fontes: Sebrae, Senac e empresas.

    *

    Próximos eventos:

    COMIC CON EXPERIENCE 2015
    Quando
    03 a 06 de dezembro
    Onde
    Centro de Exposições São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
    Quanto
    A partir de R$ 139,98 inteira e R$ 69,99 a meia ou para quem doar um livro

    JEDICON RIO 2015
    Quando
    28 e 29 de novembro
    Onde
    Planetário da Gávea - Rua Vice Governador Rúbens Berardo, 100, Rio de Janeiro
    Quanto
    A partir de R$ 60 inteira e R$ 30 a meia

    Edição impressa
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