• Mercado

    Sunday, 22-Oct-2017 20:41:51 BRST

    Carro, táxi, Uber ou Zazcar: calculadora mostra o que vale a pena

    DE SÃO PAULO

    23/11/2015 02h00

    Kai Pfaffenbach/Reuters
    File illustration picture showing the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi sign in Frankfurt, September 15, 2014. A Frankfurt court earlier this month instituted a temporary injunction against Uber from offering car-sharing services across Germany. San Francisco-based Uber, which allows users to summon taxi-like services on their smartphones, offers two main services, Uber, its classic low-cost, limousine pick-up service, and Uberpop, a newer ride-sharing service, which connects private drivers to passengers - an established practice in Germany that nonetheless operates in a legal grey area of rules governing commercial transportation. REUTERS/Kai Pfaffenbach/Files (GERMANY - Tags: BUSINESS EMPLOYMENT CRIME LAW TRANSPORT) ORG XMIT: KAI09
    Uber e táxis tentam atrair consumidores no Brasil

    Quem está na dúvida se compra um carro, vende o que tem ou deixa mais o veículo em casa deve fazer as contas para determinar os gastos envolvidos nos diversos tipos de transporte.

    Uma das alternativas ao carro particular, o UberX pode gerar uma economia de cerca de R$ 5.700 no período de um ano, levando em conta um deslocamento de 20 km diários pela capital paulista.

    A diferença vai ficando menor à medida que a distância percorrida cresce e a vantagem muda de lado.

    A conclusão é baseada na calculadora desenvolvida pelo economista e professor da FGV Samy Dana. Segundo a plataforma, as alternativas de transporte individuais compensam financeiramente quando utilizadas para deslocamentos diários menores -de até 33 quilômetros.

    A calculadora, que compara os gastos com carro próprio, táxi, Uber, UberX (serviço de baixo custo da empresa) e Zazcar (empresa de carros compartilhados), leva em consideração algumas variáveis, como quantas corridas serão realizadas, preço por quilômetro e por minuto.

    Para o carro particular, são considerados, além do valor do bem, seguro, IPVA, estacionamento, gasolina, depreciação e manutenção. No cálculo há também o chamado custo de oportunidade, referente aos juros que o proprietário de um veículo conseguiria caso investisse o dinheiro em vez de gastá-lo para comprar o automóvel. Em todos esses itens, o usuário pode alterar os valores, já que eles variam caso a caso.

    O economista destaca que há ainda fatores subjetivos que também devem ser levados em consideração na hora da escolha, como o prazer (ou não) de dirigir, o conforto e até mesmo a disponibilidade de táxis e Uber em ocasiões de grande demanda, como em dias de chuva.

    COMO CALCULAR

    O usuário deverá colocar quantos quilômetros geralmente roda por dia. Com isso, a calculadora vai mostrar os gastos estimados entre as possibilidades de transporte.

    Todas as variáveis podem ser personalizadas. Basta o usuário clicar em um dos símbolos (+) e alterar qualquer um dos itens.

    O item custo de oportunidade se refere ao valor dos juros mensais que seriam obtidos caso o usuário aplicasse o dinheiro em um investimento de baixo risco, como títulos públicos (já com desconto de Imposto de Renda), em vez de comprar o carro.

    As novas variáveis do Uber para São Paulo serão:

    Compare a corrida do Taxi, Uber, Zazz com o carro

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017