• Mercado

    Wednesday, 08-May-2024 11:27:27 -03

    black friday

    Consumidores estão mais atentos para evitar 'Black Fraude', aponta pesquisa

    DANIEL MARCONDES
    DE SÃO PAULO

    26/11/2015 16h00

    Os consumidores no Brasil estão mais atentos a falsos descontos na Black Friday, e têm pesquisado com antecedência os preços dos produtos que desejam comprar. A prática, recomendada por órgãos de defesa do consumidor, é adotada por 82% das pessoas que já participaram de uma edição anterior do festival de descontos.

    A conclusão é de pesquisa feita com 1741 pessoas acima de 18 anos pela plataforma PiniOn, especializada em captar a opinião a respeito de marcas e temas diversos por meio de seu aplicativo mobile.

    Black Friday
    Ofertas atraem consumidores
    Defesa

    "Quando a Black Friday começou no Brasil, muita gente dizia que os descontos não eram de verdade, já que os preços eram aumentados uma semana antes. O brasileiro já está mais esperto com isso e está tentando não cair nesse falso desconto", diz Talita Castro, analista de pesquisa do PiniOn.

    A pesquisa mostra que 26% dos consumidores que já participaram da Black Friday enfrentaram problemas ao fazer compras durante a data. O contratempo mais comum foi dificuldade para navegar nos sites das lojas, que atingiu 60% dos que relataram problemas.

    Outros resultados do estudo mostram que, em média, as pessoas gastaram R$ 505 na última vez que fizeram compras na Black Friday, e que os principais produtos comprados foram artigos de informática e eletrodomésticos, adquiridos por 26% e 24% dos consumidores da data respectivamente.

    Além disso, 37% dos participantes da pesquisa disseram achar caros os preços praticados nas edições da Black Friday no Brasil, com apenas 16% afirmando que os preços são baixos. "É um dado significativo, que mostra que poucos estão satisfeitos com os descontos", diz Castro.

    Dicas para a Black Friday

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024