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    fórum infraestrutura de transporte

    Obras em infraestrutura de transporte podem ser saída para a recessão

    DE SÃO PAULO

    27/11/2015 02h00

    Ricardo Borges/Folhapress
    RIO DE JANEIRO, RJ, 12.05.2015: A presidente Dilma Rousseff durante visita ao túnel da Linha 4 do metrô do Rio entre São Conrado e a Barra da Tijuca, obra que tem entre seus financiadores o governo federal, no Rio de Janeiro
    A presidente Dilma Rousseff durante visita ao túnel da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro

    A retomada dos investimentos em infraestrutura está no centro da estratégia do governo para tirar o país da recessão econômica.

    Além do início de novas obras, que geram empregos, os empreendimentos em logística ajudarão o país a reduzir custos de transporte e aumentar sua capacidade de competição no exterior.

    "Estamos vivendo uma fase de transição e de construção das bases do novo ciclo de crescimento", afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na abertura do seminário Fórum Infraestrutura de Transporte, promovido pela Folha.

    Segundo ele, o governo tem papel fundamental neste processo. Ao mesmo tempo que tem de agir para melhorar o ambiente de negócios, precisa coordenar de forma eficiente o programa de concessões.

    Para acelerar os investimentos, o ministro afirmou que o governo irá priorizar a concessão de rodovias, ferrovias e aeroportos existentes. Esses empreendimentos têm "risco menor, receita imediata e atendem à demanda reprimida", afirmou.

    Regras também serão modificadas com o intuito de facilitar a análise dos projetos por grupos estrangeiros.

    MODELO INÉDITO

    O governo busca ainda soluções para empreendimentos considerados menos atrativos. O Ministério dos Transportes estuda, por exemplo, promover concessões patrocinadas de rodovias, segundo a secretária-executiva da pasta, Natália Marcassa. Neste modelo, a União arcaria com os investimentos em obras e o setor privado apenas com a operação e manutenção das vias.

    O sistema, que já foi adotado por governos estaduais, seria usado em rodovias com menos tráfego.

    O ministro dos Portos, Helder Barbalho, reiterou a determinação do governo em trabalhar com empresários e investidores. Segundo ele, neste momento, a orientação é trabalhar para que o investimento privado possa acontecer. Para isso, é preciso compromisso com os contratos.

    "Não é possível que haja insegurança e instabilidade de regras em contratos vigentes e de longo prazo", disse.

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    R$ 66 BI
    são os investimentos previstos para a concessão de 7.068 km de rodovias

    R$ 86 BI
    é quanto o setor de ferrovias deve receber de investimentos com as novas concessões

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    Jorge Araújo/Folhapress

    "O crescimento do Brasil está muito relacionado ao desempenho do investimento. Na área de infraestrutura, o governo tem papel fundamental"
    NELSON BARBOSA, ministro do Planejamento

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    Jorge Araújo/Folhapress

    "O planejamento da atividade portuária independe de governo. É uma decisão do país. O governo precisa apenas construir o ambiente adequado"
    HELDER BARBALHO, ministro dos Portos

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    Jorge Araújo/Folhapress

    "Precisamos, neste momento mais do que nunca, buscar a parceria com a iniciativa privada. Sem ela, não teremos os investimentos no prazo que esperamos"
    ELISEU PADILHA, ministro da Aviação

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