• Mercado

    Friday, 17-May-2024 13:07:16 -03

    Autoridades do BC Europeu ficarão em silêncio antes de reuniões sobre juros

    DA REUTERS

    03/12/2015 09h39

    Boris Roessler - 21.jan.2015/Efe
    BRX503 FRÁNCFORT (ALEMANIA), 21/01/2015.- Fotografía que muestra el símbolo del Euro reflejado en una ventana junto al letrero luminoso de un teléfono de emergencia, en Fráncfort, Alemania, el 20 de enero de 2015. El Consejo Directivo del Banco Central Europeo (BCE) se reúne el próximo día 22 en medio de las expectativas que genera la posibilidad de que anuncie la puesta en marcha del programa de compra de títulos de deuda soberana y de bonos de empresas. La medida, que sería un paso más en la lucha contra las tendencias deflacionarias que ya ha llevado a los tipos de interés a mínimos históricos, tiene tanto sus promotores como suscríticos. EFE/BORIS ROESSLER ORG XMIT: BRX503
    Símbolo do euro, em Frankfurt, na Alemanha

    Os membros da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE) não vão falar com a imprensa ou com participantes do mercado nos sete dias que precedem as reuniões de política monetária, disse o BCE nesta quinta-feira (3), revisando sua política após críticas públicas.

    O BCE estava revisando sua política de comunicação após ser revelado que altas autoridades do banco haviam se encontrado com participantes do mercado imediatamente antes de algumas reuniões decisórias do Conselho do BCE.

    O membro da Comissão Executiva Benoit Coeure também foi criticado após ele revelar informações sensíveis ao mercado em eventos privados com diversos fundos de hedge, com o texto de seu discurso aparecendo no site do BCE apenas no dia seguinte.

    "Há uma necessidade de evitar a especulação pública ou qualquer percepção equivocada sobre as reuniões entre membros da Comissão Executiva e a mídia e participantes do mercado", disse o presidente do BCE, Mario Draghi, em uma carta a membros do Parlamento Europeu.

    "Portanto, decidimos... que os membros da Comissão Executiva vão evitar se encontrar ou falar com a mídia, participantes do mercado ou com qualquer interessado de fora sobre matérias de política monetária durante os períodos de silêncio, ou seja, no período de sete dias imediatamente anteriores às reuniões de política monetária", disse Draghi.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024