-
-
Mercado
Tuesday, 07-May-2024 22:08:17 -03Petrobras é a marca que mais perdeu valor em 2015, diz consultoria
ANNA RANGEL
DE SÃO PAULO04/12/2015 02h00 - Atualizado às 19h21
A Petrobras foi a marca com maior perda de valor em 2015, segundo o ranking das 25 mais valiosas do Brasil, divulgado nesta quinta (3) pela consultoria Interbrand.
A empresa manteve o sétimo lugar de 2014, mas registrou recuo de 39% em valor de marca —de R$ 6,7 bilhões para R$ 4,1 bilhões.
"No caso da Petrobras, pesa a [operação] Lava Jato, além da parte financeira", diz André Matias, diretor de estratégia da Interbrand. "Tudo afeta a força da marca".
O Itaú continua na liderança, com R$ 24 bilhões, seguido pelo Bradesco, com R$ 16 bilhões. Na terceira e quarta posições, duas marcas de cervejas: Skol (R$ 14 bilhões) e Brahma (R$ 10 bilhões).
Entraram na lista de 2015 a cerveja Bohemia e a locadora de carros Localiza, em substituição a Magazine Luiza e Pão de Açúcar.
AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL EM 2015 - Em R$ bilhões
Para o diretor-geral da Interbrand Brasil, Beto Almeida, as marcas que cresceram priorizaram o consumidor em suas ações. "Algumas estão surfando na crise", diz. "As lojas Renner, cujo setor sofre impacto da crise, estão crescendo." A varejista teve alta de 22% no valor de marca.
Entre as marcas que perderam valor, além da Petrobras, estão Oi, com desvalorização de 36% desde 2014, e Casas Bahia, com retração de 32%.
BTG PACTUAL
O banco BTG Pactual também figura entre as desvalorizadas, com 8% de queda, na décima posição, avaliado em R$ 1,8 bilhão.
O levantamento, que foi finalizado na semana passada, leva em conta o prejuízo causado pela prisão de André Esteves, que controlou o banco até a última quarta (2).
Para entrar no ranking da Interbrand, a marca deve ter origem brasileira, informações financeiras públicas, divulgar resultados individuais e gerar lucro.
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -