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    Prioridade ao pós-pago reduz número de linhas de celular

    DA REUTERS

    03/12/2015 21h53

    Danilo Verpa/Folhapress
    Pessoa manuseando um celular; aparelhos estão em 91,1% dos domicílios do país
    Pessoa manuseando um celular; telefonia celular perdeu 2,09 milhões de linhas

    O mercado de telefonia celular perdeu 2,09 milhões de linhas em outubro, diante de nova diminuição no número de acessos pré-pagos, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

    A base de telefonia móvel do país no fim de outubro era de 273,8 milhões de acessos, dos quais 201,3 milhões correspondiam a linhas pré-pagas, e 72,5 milhões, a pós-pagas.

    Um ano antes, o Brasil tinha pouco mais de 279 milhões de acessos celulares, dos quais 213 milhões eram conexões pré-pagas, e 66 milhões, pós.

    O desempenho de outubro marcou o quinto mês seguido de queda na base da telefonia móvel, diante de estratégia das operadoras de priorizar segmento mais rentável de pós-pagos e com tendência dos usuários de reduzir o número de chips em uso.

    A operadora que viu a maior redução da base em setembro foi a Claro, do grupo América Móvil, com queda de 1,3 milhão de acessos, para 69 milhões.

    Em seguida, a TIM teve recuo de mais de 660 mil linhas, para 71,9 milhões em outubro. Oi passou por diminuição de cerca de 242 mil conexões, para 49,2 milhões.

    Na contramão, a Vivo adicionou 22 mil linhas à sua base de telefonia móvel, mantendo o patamar 79,4 milhões de setembro, quando a operadora do grupo Telefónica teve redução de 2 milhões de conexões.

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