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    Denúncia por plágio mantém propaganda da Sadia fora do ar

    DE SÃO PAULO

    14/12/2015 11h55

    Reprodução
    Cena da propaganda 'Ode à comida', da Sadia, tirada do ar pelo Conar
    Cena da propaganda 'Ode à comida', da Sadia, tirada do ar pelo Conar

    O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) manteve, na última sexta (11), suspensa a campanha televisiva "Ode à Comida", da Sadia. Ainda cabe recurso.

    A propaganda está fora do ar desde outubro, devido a uma denúncia da Vigor, que comercializa a manteiga dinamarquesa Lurpak.

    Segundo a Vigor, a propaganda televisiva "Ode à comida", da Sadia, copiaou elementos do vídeo "Faça sua mágica", da Lurpak.

    Com trilhas sonoras que remetem a filmes de fantasia e cenários escuros, os dois trabalhos brincam com a ideia de que seus produtos são ingredientes para a "magia" da culinária.

    "A cozinheira faz mágica, não é abracadabra. Ela tem poderes, uma pitada de fé e um bocado de manteiga Lurpak", diz a propaganda da Vigor.

    A concorrente diz "a Sadia entra com os ingredientes, você põe o encanto".

    Em nota à imprensa em outubro, a Vigor afirmou que "a campanha já era veiculada globalmente e foi lançada pela marca no Brasil pouco antes do comercial da concorrente, que traz a mesma ideia criativa e as mesmas técnicas, como filmagem, iluminação, trilha sonora semelhante e a temática central da magia na cozinha".

    A empresa diz que não vai se manifestar após a decisão mais recente do Conar.

    A gigante de alimentos BRF, dona da Sadia, informa que não comentará o caso enquanto ele estiver em andamento.

    Lurpak - 'Faça a sua mágica'

    Propaganda que a Vigor afirma ter sido plagiada

    Sadia - 'Ode à comida'

    Propaganda da Sadia retirada do ar pelo Conar

    GUERRA DE MARCAS

    Esse é mais um capítulo da guerra publicitária entre a J&F Investimentos, dona da Vigor e da JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo, e a BRF.

    Em julho, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Seara, da JBS, retirasse do ar anúncios televisivos brincando com a letra S, presente em seu nome e no da concorrente Sadia, da BRF.

    Na decisão, o juiz Douglas Iecco Ravacci afirma que a peça publicitária induz o consumidor a pensar na marca da rival, Sadia.

    Isso porque somente no final o anúncio revela que o produto em questão é da Seara.

    Para o juiz, a comparação promovida pela campanha, embora não pejorativa, se apoiava no sucesso obtido pela rival, líder de mercado.

    Veja vídeo

    A BRF revidou no mesmo mês investindo em campanha com o slogan "evite surpresa, vai na certeza" —uma clara resposta à Seara, cujas campanhas tinham o mote "a qualidade vai te surpreender".

    Com a propaganda, a empresa buscava tirar a Sadia do ringue e trazer a polarização para Seara e Perdigão. Marca mais vendida, a Sadia é em geral mais cara.

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