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Cena da propaganda 'Ode à comida', da Sadia, tirada do ar pelo Conar |
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Mercado
Tuesday, 07-May-2024 18:48:59 -03Denúncia por plágio mantém propaganda da Sadia fora do ar
DE SÃO PAULO
14/12/2015 11h55
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) manteve, na última sexta (11), suspensa a campanha televisiva "Ode à Comida", da Sadia. Ainda cabe recurso.
A propaganda está fora do ar desde outubro, devido a uma denúncia da Vigor, que comercializa a manteiga dinamarquesa Lurpak.
Segundo a Vigor, a propaganda televisiva "Ode à comida", da Sadia, copiaou elementos do vídeo "Faça sua mágica", da Lurpak.
Com trilhas sonoras que remetem a filmes de fantasia e cenários escuros, os dois trabalhos brincam com a ideia de que seus produtos são ingredientes para a "magia" da culinária.
"A cozinheira faz mágica, não é abracadabra. Ela tem poderes, uma pitada de fé e um bocado de manteiga Lurpak", diz a propaganda da Vigor.
A concorrente diz "a Sadia entra com os ingredientes, você põe o encanto".
Em nota à imprensa em outubro, a Vigor afirmou que "a campanha já era veiculada globalmente e foi lançada pela marca no Brasil pouco antes do comercial da concorrente, que traz a mesma ideia criativa e as mesmas técnicas, como filmagem, iluminação, trilha sonora semelhante e a temática central da magia na cozinha".
A empresa diz que não vai se manifestar após a decisão mais recente do Conar.
A gigante de alimentos BRF, dona da Sadia, informa que não comentará o caso enquanto ele estiver em andamento.
Propaganda que a Vigor afirma ter sido plagiada
Propaganda da Sadia retirada do ar pelo Conar
GUERRA DE MARCAS
Esse é mais um capítulo da guerra publicitária entre a J&F Investimentos, dona da Vigor e da JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo, e a BRF.
Em julho, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Seara, da JBS, retirasse do ar anúncios televisivos brincando com a letra S, presente em seu nome e no da concorrente Sadia, da BRF.
Na decisão, o juiz Douglas Iecco Ravacci afirma que a peça publicitária induz o consumidor a pensar na marca da rival, Sadia.
Isso porque somente no final o anúncio revela que o produto em questão é da Seara.
Para o juiz, a comparação promovida pela campanha, embora não pejorativa, se apoiava no sucesso obtido pela rival, líder de mercado.
A BRF revidou no mesmo mês investindo em campanha com o slogan "evite surpresa, vai na certeza" —uma clara resposta à Seara, cujas campanhas tinham o mote "a qualidade vai te surpreender".
Com a propaganda, a empresa buscava tirar a Sadia do ringue e trazer a polarização para Seara e Perdigão. Marca mais vendida, a Sadia é em geral mais cara.
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