• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 16:23:57 -03

    Alta de juros dos EUA deve afetar mais os países emergentes

    DO "FINANCIAL TIMES"

    14/12/2015 02h00

    Bao Dandan/Xinhua
    Janet Yellen, a presidente do banco central dos Estados Unidos
    Janet Yellen, a presidente do banco central dos Estados Unidos

    Se, como esperado, o Fed (banco central dos Estados Unidos) subir a taxa básica de juros da economia americana nesta semana, países emergentes, incluindo o Brasil, devem ser os mais impactados.

    A taxa de juros dos EUA está próxima de zero desde a crise de 2008 e pode sofrer a primeira elevação na reunião do Fed desta quarta (16).

    Analistas dizem que a pressão sobre emergentes deve se intensificar com fuga de capitais para aplicações e países mais seguros.

    O que torna a alta de juros particularmente preocupante é que mesmo que as moedas emergentes percam valor para o dólar, o aumento das exportações não deve ser suficiente para compensar a queda da receita em dólar. O mecanismo que salvou os emergentes de muitas tempestades financeiras –moeda mais barata normalmente impulsiona exportações– parece ter fracassado neste ano.

    A preocupação está centrada na China. Autoridades locais e economistas independentes dizem que uma alta na taxa de juros americana poderia valorizar o dólar ante o yuan, impulsionando saída de recursos da China e empurrando as moedas emergentes para uma turbulência.

    Economia americana
    Mercado monitora aumento de juros
    Janet Yellen, presidente do Fed

    A China é o maior país em comércio mundial, o que dá ao yuan considerável influência no valor de outras moedas.

    Apesar da depreciação da maior parte das moedas emergentes ante o dólar nos últimos 18 meses, as exportações desses países não se recuperaram. A queda é de 12,5% em outubro na comparação com outubro de 2014, segundo a Capital Economics.

    Se o dólar se fortalecer ante o yuan, isso deve abrir nova rodada de desvalorização nos emergentes, e algumas companhias desses países podem ficar com dificuldades de honrar dívidas em dólar.

    Claro, o cenário pode ser mais benigno, se o ajuste do Fed for gradual. Mas os cenários dependerão basicamente de Washington e Pequim.

    O que é FED

    Membros do FED

    Como funciona o FED

    Documentos do FED

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024