• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 22:01:17 -03

    Governo adia início de desligamento de sinal de TV analógica para fevereiro

    JULIO WIZIACK
    DE SÃO PAULO

    15/12/2015 21h16

    Jorge Araújo - 21.jul.2011/Folhapress
    Funcionário inspeciona transmissor de TV digital na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG)
    Funcionário inspeciona transmissor de TV digital na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG)

    O ministro André Figueiredo (Comunicações) adiou o desligamento do sinal da TV analógica em Rio Verde (GO) para 15 de fevereiro. Até lá, o índice de receptores de TV digital aberta no município deverá atingir 90%.

    Para isso, as teles deverão instalar receptores em 17 mil domicílios inscritos no cadastro único de programas sociais do governo federal no município goiano. Essa medida será, segundo apurou a Folha, suficiente para atingir o índice. No entanto, o sinal analógico da TV aberta em Rio Verde será desligado mesmo que a meta não seja atingida até lá.

    Quem não estiver preparado só voltará a ter sinal de TV quando comprar uma TV com receptor ou instalar conversores nas TVs antigas.

    Para o desligamento hoje, pelo menos 93% dos domicílios precisam ter receptores de sinal digital. Ainda não está definido se o índice cairá para 90% nas demais localidades daqui em diante. Isso depende de uma negociação em curso entre o governo, emissoras de TV e as operadoras de telefonia.

    Empresas dizem que suspensão de incentivo deve <br>reduzir investimento* - Qual será estratégia com a suspensão

    CONTA

    A resposta final deveria ter sido dada nesta segunda (14), mas as teles ainda estão discutindo o assunto.

    Elas aceitam o novo índice e o novo cronograma para o país, desde que os receptores e antenas fornecidos aos beneficiários dos programas sociais sejam contabilizados imediatamente no índice.

    Isso é importante porque as teles são responsáveis somente pelo fornecimento dos equipamentos. Caso o dono do domicílio não faça a instalação comprometerá o índice em uma nova pesquisa de cobertura de sinal digital. Na última pesquisa em Rio Verde, feita pelo Ibope, o índice foi de 78%.

    Além disso, as teles querem que os domicílios que têm TV a cabo também sejam contabilizados. Afinal, eles têm no pacote a programação da TV aberta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024