• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 05:38:34 -03

    o impeachment

    Em despedida da Fazenda, ex-ministro Levy é saudado por ex-chefes de banco

    DE BRASÍLIA

    22/12/2015 02h00

    Um ex-ministro aplaudido e prestigiado por seus ex-chefes e um substituto bem avaliado por empresários por sua habilidade política como requisito para enfrentar a crise econômica e superar as desconfianças do mercado.

    Essa foi a tônica da cerimônia de posse do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que substituiJoaquim Levy à frente da equipe econômica de Dilma Rousseff.

    Na plateia da posse, realizada numa segunda-feira (21), apenas três dias depois de oficializada a troca de guarda da Fazenda, estava a cúpula do Bradesco, instituição onde Levy trabalhava antes de assumir o posto.

    MUDANÇA NA FAZENDA
    Barbosa substitui Levy no ministério
    Joaquim Levy e Nelson Barbosa

    Na segunda fileira, logo atrás de familiares, estavam Lázaro Brandão, Luiz Carlos Trabuco e o economista-chefe do banco, Octávio de Barros, que ajudaram a puxar longas palmas a Levy quando a presidente Dilma, em sua fala, elogiou seu agora ex-ministro da Fazenda.

    Próximo a eles estavam outros representantes do mercado financeiro na cerimônia: Roberto Setubal, do Itaú, Persio Arida, do BTG Pactual, e o presidente da Febraban, Murilo Portugal.

    SURPRESA

    Da economia real, o presidente da Anfavea (associação das montadoras), Luiz Moan, destacou que Nelson Barbosa "tem uma grande habilidade política que vai nos ajustar a voltar a crescer sem abandonar o ajuste fiscal".

    Presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil), José Carlos Martins foi na mesma linha: "Barbosa tem reconhecida habilidade para negociar medidas no Congresso e, também, com o setor privado, principalmente na busca de ações para fazer aumentar o investimento no país, algo crucial neste momento de retração".

    Estavam ainda presentes representantes da Shell e da multinacional Bunge.

    Reservadamente, assessores presidenciais presentes à posse afirmavam que Barbosa tem tudo para "surpreender" porque ele assume com baixa expectativa do mercado.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024