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    Para conseguir crescer em 2016, empresa adota modelo de franquias

    ADRIANA FONSECA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    28/12/2015 02h00

    Em dezembro, o Varanda Gourmet abriu sua primeira unidade franqueada em Mogi das Cruzes, no interior paulista. Em 2016, no entanto, é que a expansão vai ganhar fôlego, já que estão previstas mais cinco inaugurações.

    Inicialmente, o plano prevê novas lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro e, a partir de 2017, as regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte entram no radar da empresa.

    Dárcio Lazzarini, 30, sócio-diretor do Varanda Gourmet - estabelecimento fundado em 2012 na capital que reúne hamburgueria, empório e rotisserie -, diz que a opção pelo sistema de franquias se deu por duas razões principais.

    A primeira delas é contar com um dono em cada unidade. "Difícil crescer em outros lugares de outra forma, pois teríamos que ter gerentes muito bem treinados. O dono opera com mais afinco", acredita.

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 10-12-2015, 16h30: Retrato do personagem Darcio Lazzarini, em seu comercio em Sao Paulo. A reportagem ouvira seis empresarios sobre seus planos para os negocios em 2016. O Darcio, da churrascaria Varanda Grill, vai lancar franquia do negocio no proximo ano. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, SUP-NEGOCIOS) ***EXCLUSIVO***
    Dárcio Lazzarini, sócio-diretor do Varanda Gourmet

    A segunda é usar o capital dos franqueados - ao invés de recursos próprios - para crescer. Para formatar o modelo foram investidos cerca de R$ 3 milhões.

    Apesar da crise, Lazzarini enxerga um bom momento para ampliar os negócios. "Temos um diferencial competitivo em relação a preço", diz.

    "Não somos os mais baratos do mercado, mas na relação custo e benefício somos uma boa opção para o consumidor, que acaba fazendo mais contas e quer economizar em tempos difíceis."

    Antes de partir para a expansão por franquia é importante que o empreendedor tenha certeza de que o conceito de negócio gera resultados minimamente atraentes.

    "Não dá para fazer um franqueado de cobaia, ainda mais em um período como o que estamos atravessando", alerta Marcelo Cherto, 61, presidente da Cherto Consultoria.

    Depois, para o negócio dar certo, é preciso escolher franqueados que tenham o perfil adequado para implantar, operar e gerir o negócio de acordo com os padrões estabelecidos pela franqueadora.

    O investimento inicial em uma unidade do Varanda Gourmet fica em R$ 400 mil e o prazo de retorno estimado é de 20 meses. A expectativa é que cada franqueado fature cerca de R$ 200 mil por mês.

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