• Mercado

    Friday, 26-Apr-2024 08:17:38 -03

    Especialistas avaliam aplicativo de renda fixa

    ANDERSON FIGO
    DANIELLE BRANT
    DE SÃO PAULO

    28/12/2015 02h00

    Karime Xavier/Folhapress
    Aline Haxkar, 23, utiliza o aplicativo "Renda Fixa" para investir
    Aline Haxkar, 23, utiliza o aplicativo "Renda Fixa" para investir

    A demanda crescente por investimento atrelados a juros tem impulsionado ferramentas que ajudam o poupador a escolher a melhor aplicação. Um deles é o aplicativo gratuito Renda Fixa, que compara taxas de investimentos em 18 corretoras do país. Desde fevereiro, 30 mil pessoas já baixaram o app.

    A Folha convidou três consultores para avaliar a plataforma. Eles analisaram a relevância do conteúdo, a funcionalidade da ferramenta para comparação de taxas e informações sobre produtos, além da acessibilidade. O aplicativo passou no teste, mas com ressalvas.

    Uma das ponderações é sobre a tela inicial, que traz indicadores como taxa Selic, CDI (juros de empréstimos entre instituições financeiras) e o IPCA (índice oficial de inflação). "Se o objetivo é facilitar a compreensão do pequeno investidor, deveria explicar logo no início o que são esses termos", diz Marcelo Cambria, professor de finanças da Fipecafi.

    Outro ponto citado é a ausência de referência sobre o horário de atualização dos dados, principalmente do dólar. Cambria sugere ainda que a avaliação das agências de classificação de risco sobre os emissores dos produtos seja reunida na mesma tela de comparação de taxas.

    Hoje, o investidor que quiser conhecer o risco de um CDB precisa acessar a opção "Termos de mercado" e, em seguida, tabela de rating de emissores.

    Divulgação
    Aplicativo Renda Fixa compara taxas de 18 corretoras diferentes
    Aplicativo Renda Fixa compara taxas de 18 corretoras diferentes

    SIMULAÇÕES

    Ricardo Rocha, professor do Insper, sentiu falta de simulações de produtos. "Achei interessante, mas para o investidor seria melhor descontar o Imposto de Renda, quando houver, e custos com corretagem", afirma.

    Na mesma linha, a educadora financeira Nathalia Arcuri diz que o aplicativo poderia incluir na simulação o juro real -descontando a inflação. Para Arcuri, o chat é um dos pontos altos do app. "As pessoas tiram dúvidas umas das outras, dizem em que corretora a taxa é menor. Essa interação é bem legal."

    Já a função "Fale com um assessor" estava indisponível quando Arcuri tentou acessar.

    A desenvolvedora de sistemas Aline Haxkar, 23, utiliza o aplicativo há três meses e é usuária assídua do chat. "O glossário também é interessante", afirma. Com o programa, ela decidiu transferir seus recursos que estavam na poupança para títulos públicos atrelados ao IPCA e CDBs.

    "Comecei a ver que a inflação estava superando o ganho da poupança. O aplicativo me ajudou a escolher uma opção melhor", diz.

    Taxas na renda fixa

    DIFICULDADE PARA INVESTIR

    O aplicativo Renda Fixa foi criado por Francis Wagner, 37, formado em processamento de dados. Ele usou a experiência na área de desenvolvimento de software de um banco para desenhar o app.

    "Eu tinha dificuldade de saber qual era a opção na renda fixa mais interessante para o meu objetivo. Pensei que outras pessoas pudessem ter esse problema também", conta.

    O aplicativo está disponível nas plataformas Android, iOS, Windows Phone e Facebook.

    Edição impressa
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024