• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 15:00:37 -03

    Ferrari confirma cisão da Fiat Chrysler e prepara chegada à Bolsa de Milão

    DA EFE

    03/01/2016 16h29

    A Ferrari separou-se legalmente, neste domingo (3), do grupo ítalo-americano FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e agora prepara sua chegada à Bolsa de Milão na segunda (4).

    Essa operação, prevista para as 9h em horário local (6h no horário de Brasília), reunirá representantes empresariais, esportivos, sociais e políticos em torno da mundialmente reconhecida marca.

    É esperada a presença do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que, na ocasião do lançamento das ações da Ferrari em Wall Street, em 21 de outubro de 2015, declarou: "O mundo ama a Itália".

    Os detentores de ações da FCA receberão uma ação ordinária da Ferrari por cada dez ordinárias do grupo. Todas as ações da FCA na companhia resultante da cisão passam a uma nova empresa holandesa, FE Interim B.V, constituída recentemente para este fim.

    A cisão faz parte de uma série de operações dirigidas a separar a participação da FCA na Ferrari e a distribuir suas ações entre os acionistas do grupo.

    Na prática, os sócios da FCA ficarão com 80% da Ferrari e os rumos seguirão sendo decididos pela família Agnelli, que a controlará, por meio de sua holding Exor, com 33,4% das ações com direito de voto.

    "Agora que a Ferrari começa um novo capítulo de sua história, com este acordo nossas duas famílias pretendem criar as condições necessárias para preservar sua força e unidade", declarou recentemente John Elkann, presidente da FCA e neto de Gianni Agnelli, sobre os vínculos entre a Ferrari e os Agnelli.

    TRADIÇÃO

    A história da Ferrari começou em 1929, quando foi fundada pelo piloto de corridas Enzo Ferrari como uma escuderia de automóveis, principalmente de competição.

    Em 1947 é finalizada a primeira unidade da fábrica, na região de Maranello, depois que a empresa sofreu grandes danos durante os bombardeios na Segunda Guerra Mundial.

    Nos anos 1960, a companhia começou a forjar a lenda da marca, decorada com o famoso cavalo preto sobre o fundo amarelo.

    Em 1988, a Fiat ampliou sua participação na Ferrari para 90%. Em 1991, Luca Cordero di Montezemolo entra na companhia com a dupla função de presidente e diretor-geral, adotando mudanças que afetaram tanto os modelos da marca como a divisão esportiva.

    Entre 2000 e 2010, a Ferrari teve êxito na Fórmula 1: a escuderia conquistou 13 campeonatos mundiais, seis de pilotos (cinco com o alemão Michael Schumacher) e sete de construtores.

    Em 2009, a italiana Fiat adquiriu a americana Chrysler em uma operação que se completou em 2014 e acarretou na criação da FCA.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024